Plástico e Seus Desafios: Responsabilidade Compartilhada e Ciclo de Vida Sustentável

Plástico e Seus Desafios: Responsabilidade Compartilhada e Ciclo de Vida Sustentável
O Brasil é um dos maiores produtores de plásticos do mundo, sua cadeia de produção, distribuição e reciclagem emprega milhares de pessoas. Os produtos de plástico possibilitam inúmeras facilidades e benefícios ao nosso dia a dia.

Mas, infelizmente, a cultura de consumo e o gerenciamento inadequado de resíduos contribuem para uma triste realidade: plásticos de todos os tipos são encontrados em rios, solos, sedimentos, atmosfera, oceanos e até em seres vivos.

Se não mudarmos nossa forma de criar, gerenciar e dispor os plásticos, a massa de resíduos que se ACUMULA na Terra poderá dobrar em 2050.


Como tornar o ciclo de vida dos plásticos sustentável? Os profissionais de meio ambiente, e em especial de engenharia ambiental, tem um desafio complexo pela frente!


No bate-papo desta semana vamos conversar e buscar soluções com uma visão sistêmica para os desafios na responsabilidade compartilhada e no ciclo de vida dos diversos produtos e tipos de plásticos!

 

📢 Quinta-feira, 30 de julho, às 18h no canal da APEAM no Youtube!



Os especialistas convidados para participar desse bate-papo na mesa virtual são:
 
•     Paulo Teixeira, Diretor-Superintendente da Associação Brasileira das Indústrias de Plástico (ABIPLAST) e do Sindicato Indústria Material Plástico Estado São Paulo (SINDIPLAST). É membro do Conselho Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia de São Paulo, diretor do DECOMTEC – Departamento de Competitividade e Tecnologia da FIESP e do Departamento da Cadeia de Construção Civil da FIESP e Diretor-Conselheiro do INP – Instituto Nacional do Plástico.


•    Paula Grechinski, Co-Fundadora da ONG Parceiros do Mar, Mestra em Gestão do Território (UEPG); Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR). A ONG Parceiros do Mar é uma instituição paranaense fundada em 2012. Atua com a promoção de ações de proteção do oceano e dos ambientes costeiros em conjunto com a comunidade, em busca de um equilíbrio entre o ambiente e atividades socioeconômicas locais.
•    Fernando Bunn, Engenheiro Ambiental e Chefe da Divisão de Resíduos Sólidos do IAT, Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental e Especialista em Gestão e Tecnologias Ambientais na Indústria.



Convide seus colegas, amigos e familiares,
o cuidado com o meio ambiente é responsabilidade de todos! 🌱👊🏻


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *