Artigos

ENG. AMBIENTAL você é nosso convidado! Em comemoração ao Dia do Engenheiro Ambiental (31/01) a Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (APEAM) promove um almoço de confraternização no dia 30/01/2022 (domingo) no Hostel Garibaldi! Para o almoço será servido um delicioso e típico barreado paranaense, com versão vegana disponível também! A atração musical será comandada pelos Lobistas do Blues. Será uma excelente oportunidade para rever os amigos e conhecer os colegas da profissão. E tudo isso regado com muita música boa e comida deliciosa! Os ingressos devem ser reservados pelo link: https://forms.gle/oF1Pu87QgZYCGs5o6 e o pagamento feito por pix até dia 27/01 (chave 09.255.901/0001-7)! O evento terá limite de lotação e será realizado em área externa. Endereço do Hostel Garibaldi: Rua Des. Ermelino de Leão, 483 – São Francisco, no Largo da Ordem em Curitiba. Convide seus colegas da engenharia ambiental, esposa(o), namorado(a), os filhos e vamos celebrar! ❓Dúvidas? Fale com nossa…

Read more

A Diretoria da Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais irá se reunir nesta quarta feira, 19 de janeiro de 2022, a partir das 18h30 em sala virtual do Skype. O acesso à reunião é encaminhado por email àqueles cadastrados e os participantes dos grupos de mensagens da APEAM (no whats e no telegram). Para fazer seu cadastro clique aqui. Convidamos a todos os estudantes e profissionais da engenharia ambiental no estado do Paraná a participarem e conhecerem nosso trabalho. Os encontros ocorrem todos os meses. Desde o início da pandemia passamos a realizar de maneira online. A pauta de cada reunião é pre definida, no fim de cada encontro é aberto espaço para todos que queiram se apresentar ou solicitar demandas, tirar dúvidas e abrir discussões construtivas, sobre assuntos da associação e da engenharia ambiental. Neste mês de janeiro iremos abordaremos a seguinte pauta: Projetos para 2022 Aprovação da agenda de…

Read more

Será realizada Assembleia Geral Ordinária, conforme estabelecido no Estatuto, para apresentação das ações realizadas em 2021 e planejamento para 2022, ratificar a a eleição dos Conselheiros da APEAM na CEEC Crea-PR e para a aprovação da prestação de contas! Este ano, devido à pandemia, a presença poderá será realizada pela modalidade online (virtual) através de plataforma Zoom, e de forma presencial na sala de reuniões do Crea-PR (Rua Padre Germano Mayer nº 1169, Curitiba/PR). Dessa forma, como o acesso à reunião foi facilitado, contamos com a presença de TODOS(AS)! Assembleia Geral Ordinária 202114 de dezembro de 202118 horasLink para acesso online enviado no dia da reunião.Endereço para comparecimento presencial: Sede Crea-PR, Rua Padre Germano Mayer nº 1169, Alto da XV, Curitiba/PR Após a Assembleia será realizada Confraternização de Fim de Ano. Diretoria ExecutivaGestão 2020-2022

Os Conselheiros eleitos para representar os engenheiros ambientais no CREA-PR nos próximos anos (2022-2024) são: BRUNO TONEL OTSUKA e HELDER RAFAEL NOCKO 🤝 O Bruno atua como Gerente Técnico da APEAM desde 2014, foi Conselheiro Suplente (2016-2018) e Conselheiro Titular (2019-2021) na CEEC. Coordenou o Comitê de Meio Ambiente do CREAPR. Elaborou o estudo de matrizes curriculares dos cursos de Eng. Ambiental, que possibilitou a extensão de atribuições em saneamento básico e outras atividades profissionais. O Helder foi eleito Presidente da APEAM por dois mandatos (2015 a 2020). Atuou como Conselheiro Suplente na CEEC, Coordenador Estadual do CDER por dois mandatos e Coordenador Nacional do CDER. Representante do CREAPR no Conselho Estadual de Meio Ambiente e representante da APEAM no COALIAR. Plano de Trabalho (2022-2024) 1. Propor a atualização da Resolução CONFEA n.º 447/2000, que dispõe sobre as atribuições profissionais de Engenharia Ambiental, de acordo com referenciais do MEC e…

Read more

As eleições para vaga de Conselheiro (Titular e Suplente) representando a Associação Paranaense dos Engenheiros Ambiental (APEAM) na Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC), da qual a Engenharia Ambienal faz parte ocorrem dia 24/11/2021. A votação será realizada online pelo site do CREA-PR (Crea-PR – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) por meio do acesso restrito dos profissionais registrados. Confira abaixo as chapas inscritas e informações sobre os candidatos e seus respectivos planos de trabalho para a gestão 2022-2024. Nome da Chapa CHAPA 01 Nome (Conselheiro Titular) BRUNO TONEL OTSUKA Número do Registro no Crea-PR (Conselheiro Titular) 96767/D Descreva sobre sua experiência profissional (Conselheiro Titular) Atuou como Engenheiro Ambiental e Diretor Geral na Secretaria de Meio Ambiente de Araucária. Eleito presidente do Conselho Municipal do Plano Diretor de Araucária. Atuou como Diretor-Adjunto de Bacias Hidrográficas no AGUASPARANA e Gerente de Bacias no IAT. Atualmente é Perito Criminal na…

Read more

Comunicado sobre as Eleições para vaga de Conselheiro da APEAM na Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) do Crea-PR. *As chapas deverão ser compostas de um profissional titular e um suplente; *Poderão se inscrever sócios profissionais efetivos da APEAM; *Inscrições neste link; *Período para inscrição de chapa: 16/11/21 a 21/11/2021; *Votação 24/11/2021 via acesso restrito do CREA-PR. Encaminhe suas dúvidas para apeampr@gmail.com

A última sexta-feira (12/11/2021) foi uma noite muito feliz e de orgulho para a engenharia ambiental no estado do Paraná. Foi realizada de maneira híbrida a cerimônia e entrega de premiações do 14º Ciclo do Prêmio CREA-PR da Qualidade (PCQ). O Engenheiro Ambiental André Gembarowski recebeu o prêmio de Profissional Destaque pela regional de Guarapuava! Indicação da Associação Centro Sul Paranaense dos Engenheiros Ambientais (ACSPEA) que inclusive passou a ingressar oficialmente o grupo de entidades formalizadas perante o CREA. Este ano, a Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (APEAM) recebeu o prêmio Destaque de Excelência em Sistema de Gestão! Além dele, a nossa entidade recebeu o 3o lugar entre as melhores entidades de classe da categoria médio porte. O trabalho continua, contamos com a sua participação e apoio para o crescimento da engenharia ambiental no estado do Paraná! Para rever a entrega das premiações acesse o vídeo no Canal do YouTube…

Read more

  Você sabia que a digestão anaeróbia vem se consolidando como uma alternativa tecnológica para a gestão ambientalmente adequada dos resíduos orgânicos no Brasil e no mundo. O avanço do conhecimento e o aperfeiçoamento da mão de obra tem permitido a implantação de plantas de biogás com recursos tecnológicos que permitem melhores rendimentos de biogás e biometano. A cadeia produtiva de biogás é um mercado promissor, principalmente aqui no estado do Paraná onde a agroindústria representa 30% do PIB*. Neste segmento há grandes oportunidades de atuação para profissionais da Engenharia Ambiental. Se você tem interesse em se especializar nessa área de atuação, saiba mais sobre o curso de Especialização em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás (TCPD) realizado pela UTFPR em parceria com o Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás) e que está com inscrições abertas até 27/11/2020. O curso é oferecido na modalidade à distância e conta…

Read more

Nesta sexta-feira, 13 de novembro de 2020, e último dia da 1ª Semana Paranaense de Engenharia, Agronomia e Geociências (SEPEAG), foi realizada a cerimônia online da premiação do 13º  Prêmio CREA de Qualidade (PCQ). O PCQ é uma ação estratégica do CREA-PR que tem por missão fortalecer e promover excelência em gestão nas entidades de classe pelo reconhecimento das organizações profissionais que comprovem alto desempenho em suas gestões. Este ano, a APEAM recebeu o prêmio no Destaque de Excelência Comunicação e ganhou o 3º lugar do Prêmio CREA de Qualidade entre as entidades de médio porte. A Diretoria Executiva agradece a todos os associados(as) e membros(as) das gerências que contribuíram para essas conquistas ! Juntos vamos mais longe!

  Estão abertas as inscrições para os Processos Seletivos do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental – PPGEA/UFPR em duas modalidades: Regular e Especial. O processo seletivo de mestrado regular é realizado por uma prova conduzida de forma remota. O candidato aprovado nesse processo poderá solicitar bolsa de estudo, respeitada a disponibilidade e critério de classificação conforme as normas internas do programa. A seleção para o doutorado regular conta com uma prova remota, análise de currículo, análise de projeto de pesquisa e uma defesa de produção intelectual perante uma banca. De acordo com disponibilidade de vagas ou oportunidades de bolsas são abertos editais adicionais ao longo do ano para ingresso no 2o ou 3o trimestres letivos. Já as seleções para mestrado e doutorado especiais são voltadas para profissionais com perfil acadêmico ou que desejam fazer mestrado/doutorado acadêmico, muitas vezes motivados por uma situação-problema. Este processo seletivo…

Read more

10/403