Integração de forças para o fortalecimento da engenharia ambiental no Brasil

No âmbito do VII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental, realizado entre os dias 29 de abril e 1 de maio de 2012, na cidade de Criciúma-SC, que foi organizado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense ? UNESC em conjunto com a Associação Brasileira de Engenharia Ambiental ? ASBEA, ocorreu o Fórum de lideranças presentes da Engenharia Ambiental do país, para  discutir o fortalecimento da modalidade Engenharia Ambiental.

O evento contou com a participação efetiva da Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais ? ANEAM, que foi representada pelo seu presidente Eng. Marcus Vinícius, junto com os diretores Engenheiros Ambientais Cassius Gariglio, Cirano Gomes, Tiago Santos e Raylton Carvalho e, representando a ASBEA, esteve presente o seu presidente Prof. Dr. Carlyle Torres. Participaram também da reunião o presidente da Associação Paranaense de Engenheiros Ambientais ? APEAM Eng. Renato Muzzollon, o Conselheiro da Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Sul de Minas ? APEA/TMAPS Eng. Rafael Capaz, o presidente da Associação Catarinense de Engenheiros Sanitaristas e Ambientais ? ACESA Eng. Ricardo Domingos, os coordenadores de curso de Engenharia Ambiental de São Paulo e Santa Catarina, Dr. Sérgio Júnior e Dr. Lisandro Coelho respectivamente, além dos Engenheiros Ambientais Itamar Oliveira, Guilherme Meller, Patrick Mendes, Émilin de Jesus e Fernando Souza.

O Fórum teve o objetivo de integração de forças para que a Engenharia Ambiental tenha uma maior representatividade no país. Como resultado, houve a integração entre ANEAM e ASBEA, para se somar esforços no fortalecimento da categoria.

O nome da organização que representará a categoria dos Engenheiros Ambientais no país, a partir de agora, seráAssociação Nacional dos Engenheiros Ambientais ? ANEAM, contando com estrutura e projetos já existente das duas associações, colocando a Engenharia Ambiental em um patamar muito elevado no país, em prol da defesa da categoria.

Atualmente estão sendo desenvolvidos pela ANEAM os seguintes Grupos de Trabalho, além de outras atividades:

1) Combate à Desastres Naturais;

2) Rio+20;

3) Manual para criação de associações de Engenharia Ambiental;

4) Estratégias de Captação de recursos;

5) Elaboração de projetos/participação em editais;

6) Plano de Comunicação;

7) Palestras em Faculdades/Universidades;

8 ) Projeto 20 anos da Engenharia Ambiental;

9) Veto à alteração do Código Florestal;

10) Manual de orientação aos profissionais.

Representantes da ANEAM, Associação Paranaense de Engenheiros Ambientais, Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Sul de Minas, Associação Catarinense de Engenheiros Sanitaristas e Ambientais e Associação Brasileira de Engenharia Ambiental.

 

Fonte: ANEAM

Integração de forças para o fortalecimento da engenharia ambiental no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo