A Associação Paranaense de Engenheiros Ambientais – APEAM vem a público manifestar-se quanto aos atos noticiados em 01/10/2025 pela RPC TV, Instituto Água e Terra do Paraná – IAT e demais meios de comunicação envolvendo uma Engenheira Ambiental, que supostamente fraudou mais de 230 licenciamentos ambientais.
Importante ressaltar que a APEAM não admite práticas irregulares ou ilícitas no exercício da engenharia ambiental, em consonância com os princípios de ética e responsabilidade que norteiam a profissão.
A APEAM representa mais de 3 mil profissionais de Engenharia Ambiental, e Engenharia Ambiental e Sanitária registrados no CREA-PR, contando com mais de 700 profissionais em seu quadro associativo, sendo cerca de 150 com anuidade em dia. Informamos que a Engenheira Ambiental Elisa Caroline Soares possui cadastro na entidade, mas encontra-se inativo devido a falta de pagamento de anuidade.
A entidade possui um Conselho de Ética atuante e promove, com frequência, treinamentos e ações de divulgação do Código de Ética Profissional do Sistema CONFEA/CREA. Mantemos uma parceria sólida com o CREA-PR, para o qual alguns casos são repassados para análise, fiscalização e demais providências cabíveis.
A Engenharia Ambiental é uma profissão essencial para a proteção dos recursos naturais, a qualidade ambiental e o desenvolvimento sustentável. Nela, a confiança, a ética e a responsabilidade técnica constituem pilares inegociáveis.
A APEAM reafirma seu compromisso em:
- Promover a ética profissional, norteando a atuação de seus associados conforme o Código de Ética Profissional do Sistema Confea/Crea;
- Apoiar a fiscalização e colaborar com as autoridades competentes, sempre que necessário, para elucidar fatos que atentem contra a integridade da profissão;
- Incentivar a formação contínua, mediante a realização de treinamentos anuais, cursos de aperfeiçoamento técnico e programas de atualização, visando fortalecer a prática profissional responsável e de excelência.
A eventual conduta isolada de uma profissional, caso confirmada, não representa o trabalho sério, ético e comprometido dos profissionais da Engenharia Ambiental que, diariamente, atuam em prol da sociedade e do meio ambiente.
A APEAM seguirá vigilante, zelando pela ética, pela transparência e pelo fortalecimento da engenharia ambiental como campo de conhecimento e prática essencial à sustentabilidade.
Curitiba, 02 de outubro de 2025

Sou Engenheiro Civil Sanitarista e nunca em minha vida ouvi falar de um caso assim tão vergonhoso e assustador. Investigações apontam que Elisa Caroline Soares usava documentos falsos para liberar construções em áreas preservadas. e que causaram a derrubada de cerca de 300 mil metros quadrados de Mata Atlântica, um bioma seriamente ameaçado. Elisa inseria informações falsas e omitia dados em pedidos de Dispensa de Licenciamento Ambiental, sistema online do Instituto Água e Terra (IAT) criado para autorizar atividades de baixo impacto, como corte de grama, jardinagem e retirada de vegetação rasteira.
Com o esquema, conseguiu liberar mais de 240 dispensas irregulares em cinco anos. Em um dos pedidos, a engenheira declarou que faria apenas limpeza em um terreno, mas imagens de satélite revelaram o desmatamento de quatro hectares de Mata Atlântica. Em outro, informou que faria serviços de paisagismo e poda, mas fiscais constataram uma terraplanagem de 3.800 m² com derrubada de vegetação nativa, incluindo Área de Preservação Permanente (APP). Ao autorizar o desmatamento em áreas de nascentes Elisa comprometeu os recursos hídricos de todo um sistema que certamente virá afetar o abastecimento de água de toda uma região! Porém o mais assustador é que mesmo ciente dos danos que seus crimes causam na natureza Elisa perversamente PUBLICOU em suas redes sociais seu como se tivesse orgulho da sua ação nociva contra toda a coletividade revelando uma personalidade perversa, com evidentes traços de psicopatia! Vocês tem a obrigação moral perante a sociedade paranaense de expulsar esta profissional de seus quadros e ainda digo mais, de caçar seu registro profissional como uma satisfação de sua classe profissional ao povo do Estado do Paraná! A NATUREZA AGRADECE!