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APEAM promove I Debate sobre a profissão do Engenheiro Ambiental

A Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais, em parceria com o curso de Engenharia Ambiental da UTFPR câmpus Campo Mourão, promove o I DEBATE SOBRE A PROFISSÃO DO ENGENHEIRO AMBIENTAL DA UTFPR CAMPO MOURÃO.

O evento é destinado á profissionais e estudantes de Engenharia Ambiental e tem como objetivo levar informações relevantes e atuais sobre a profissão e atuação do engenheiro ambiental no mercado de trabalho. Durante o evento será discutido as resoluções que regulamentam essa profissão apresentando o cenário atual e prospecções para o futuro.

 

PROGRAMAÇÃO:

08h00 – Credenciamento

08h30 – Palestra 01 (Representante APEAM)

A Atuação do Engenheiro Ambiental no mercado de trabalho

12h00 – Almoço

13h30 –  Palestra 2 (Representante UTFPR)

Introdução á Engenharia Ambiental

15h30 – Mesa Redonda 

(Mediadora: Representante UTFPR)

(Convidados: acadêmicos UTFPR)

Cheguei na Universidade, e agora? Como planejar e organizar  meu tempo?

17h00 – Encerramento

 

Data: 13/10/2014 (segunda-feira)

Horário: 08h00 –  17h00

Local: Mini – auditório  da UTFPR câmpus Campo Mourão

Outras informações:

Fone: (44)3525-1240

Tesoureiro da APEAM ministra palestra na III Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental – UTFPR Francisco Beltrão

A UTFPR de Francisco Beltrão recebeu, na ultima quarta-feira (17), o engenheiro ambiental e tesoureiro da APEAM, Luiz Guilherme Grein Vieira. O tesoureiro da APEAM, que participou da III Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental – UTFPR Francisco Beltrão, ministrou palestra sobre “Atuação do Engenheiro Ambiental no Mercado de Trabalho”.

A III Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental é um evento de cunho educativo, científico e cultural, organizado pelo Centro Acadêmico do Curso de Engenharia Ambiental (CACEA) e Coordenação do Curso de Engenharia Ambiental, da UTFPR Câmpus Francisco Beltrão. O objetivo geral do evento é a integração de profissionais, acadêmicos e comunidade em geral, em estudos da engenharia ambiental.

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A palestra foi dividida em duas partes, sendo a primeira delas uma explanação sobre o histórico, objetivos e ações realizadas pela APEAM para o fortalecimento e reconhecimento da profissão da Engenharia Ambiental, e a segunda parte foi uma apresentação sobre a atuação de Vieira no mercado de trabalho. Ao final foi aberto espaço para perguntas, e os estudantes puderam esclarecer dúvidas a respeito da atuação do Engenheiro Ambiental, atribuições perante ao sistema CONFEA/CREA, dificuldades enfrentadas pelos profissionais, etc.

“O evento foi muito bem organizado pelo Centro Acadêmico do Curso de Engenharia Ambiental, mobilizando boa parte dos acadêmicos do curso. Além da palestra da APEAM, foram ministradas diversas outras palestras durante a semana, com grande importância para a valorização profissional”, ressaltou.

Estavam presentes cerca de 70 alunos do curso de Engenharia Ambiental da UTFPR de Francisco Beltrão, além de alguns professores da instituição.

Vice-presidente da APEAM participa de ?Seminário Internacional de Portos e Hidrovias

O vice-presidente da APEAM e diretor da EnvEx Engenharia e Consultoria, Helder Nocko, participou do ?Seminário Internacional de Portos e Hidrovias: um olhar para o uso integrado e sustentável do mar e da rede fluvial?, realizado nos dias 10, 11 e 12 de setembro, no Rio de Janeiro.

No cenário atual de desenvolvimento portuário e hidroviário, o objetivo do seminário foi de trazer para a discussão a visão de especialistas, de renome internacional e atuação destacada no setor, sobre o uso integrado e sustentável do mar e da rede fluvial. A partir dos debates com representantes do governo, a comunidade científica e empresas atuantes, buscou também contribuir para um melhor direcionamento dos esforços de pesquisa nacionais para apoiar o setor.

O evento abordou o uso integrado e sustentável do mar e da rede fluvial, com ênfase em Engenharia integrada à natureza, Dragagens e modelagens matemáticas, Gerenciamento costeiro e pesquisas na área.

Segundo o vice-presidente da APEAM, Helder Nocko, o evento foi de altíssimo nível, com valiosa participação de pesquisadores internacionais que debateram com os participantes brasileiros. ?Ficou claro que há muito espaço ainda para o desenvolvimento de projetos na área de transporte marítimo e fluvial, principalmente na interação com o meio ambiente, o que se constitui em um amplo campo de atuação para engenheiros ambientais. O Brasil possui imenso potencial para desenvolvimento desse tipo de infraestrutura e nós podemos colaborar com isso, pois considerar o meio ambiente nos projetos já significa economia de recursos financeiros futuros?, destacou.

Estiveram presentes especialistas internacionais no assunto de países como Bélgica, Holanda, Estados Unidos e Reino Unido, pesquisadores da UFRJ, representantes de órgãos ambientais, da Marinha do Brasil e de outras instituições.

Engenheiro ambiental coordena projeto Ecoelétrico

Projeto coordenado tecnicamente pelo Engenheiro Ambiental Especialista em Transporte, Ivo Reck Neto, evita em menos de três meses a emissão de 2 toneladas de CO? além de gerar uma economia de 83% aos cofres da Prefeitura de Curitiba.

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Os 10 veículos puramente elétricos do projeto Ecoelétrico que fazem parte da frota oficial da Prefeitura de Curitiba há mais de 75 dias já poupou a emissão de duas toneladas de CO? na atmosfera de Curitiba e economizou 1.582 litros de gasolina, o que equivale a 10 barris de petróleo.

 Os dados financeiros também são positivos. O consumo de energia elétrica como combustível gerou uma economia de 83% no comparativo aos veículos à combustão (gasolina). Neste período foram economizados R$ 4,6 mil em combustível e gastos apenas R$ 791 em energia elétrica necessária para que os veículos percorressem mais de 15,8 mil km. A coordenadora geral do Ecoelétrico na prefeitura, a vice-prefeita e secretária do trabalho e emprego, Mirian Gonçalves, argumenta que se o projeto fosse ampliado para 10% da frota da prefeitura, a economia, considerando o mesmo período de dois meses e meio, poderia chegar a R$ 182.477. 

Na proporção para 10% da frota pública de veículos motorizados, seriam poupados 96 toneladas de CO?, que para serem neutralizados na atmosfera exigiriam oxigênio produzido por 685 árvores. ?É um projeto que tem a cara de Curitiba, inovador, sustentável e que agrega valor ao município?, afirma Mirian Gonçalves.

São inúmeras as vantagens relacionadas aos veículos elétricos, conforme comenta o Eng. Ivo Reck, os veículos elétricos não geram emissões de ruídos nem de gases de efeito estufa. Oferecem uma condução silenciosa, através da ausência de varias peças móveis do motor, ruído da combustão e também pela ausência do sistema de escape, uma das principais fontes de ruído num automóvel.

O engenheiro também comenta que o custo de manutenção é inferior ao dos veículos a combustão, pois não precisam de mudanças de óleo freqüentes e outras operações de manutenção dos motores, já que possuem menos peças móveis.

Além de não gerar poluentes, o engenheiro destaca outro fator interessante desses veículos, a frenagem regenerativa. O motor elétrico é usado como gerador durante a frenagem do veículo e a energia produzida após convertida é usada para recarregar as baterias, ou seja, o veículo devolve energia ao sistema.

Frota e utilização dos veículos

Hoje a Prefeitura de Curitiba possui 10 carros em operação (cinco Zoe, três Kangoo e dois Twizy) que atendem normalmente às demandas da Guarda Municipal, da Secretaria de Trânsito, do Instituto Curitiba de Turismo e do Gabinete do Prefeito. Os carros utilizados pela Guarda Municipal obtiveram maior desempenho e chegaram a percorrer em um só dia 140 km.

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 Na Guarda, os veículos servem na ronda e patrulhamento de parques e, ainda, como módulo móvel circulando pelas praças. Na Setran são utilizados no programa de escola pública do trânsito e ainda como suporte às atividades de fiscalização de seus agentes e em seu departamento de mobilidade. Já no Instituto Curitiba de Turismo, os veículos são usados em postos móveis de informações turísticas.

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Os 60 usuários dos veículos elétricos na prefeitura receberam curso de capacitação para a operação dos veículos e dos eletropostos. As aulas foram ministradas pelo coordenador técnico Eng. Ivo Reck e representantes dos parceiros.

Maior projeto de veículos elétricos do país em frota pública

O Ecoelétrico é o maior projeto de veículos puramente elétricos do país destinados, exclusivamente, à frota pública.  Constituído em parceria entre o município, Itaipu Binacional, Aliança Renault-Nissan e CEIIA (Centro para Excelência e Inovação na Indústria Automóvel), de Portugal, o projeto atende às demandas do município em seu programa de mobilidade urbana sustentável.

A frota municipal de veículos elétricos não gera custos à Prefeitura . Um contrato de comodato foi firmado por dois anos entre os parceiros do projeto Aliança Renault-Nissan, Itaipu Binacional e Ceiia e compreende a assistência técnica da Renault 24 horas. O projeto é considerado a primeira ação da capital paranaense visando o cumprimento das recomendações do termo de compromisso para a redução das emissões de gases e de riscos climáticos, assinado pelo prefeito Gustavo Fruet, durante o C 40, em Johanesburgo, África do Sul.

Foram implantados na capital oito postos de abastecimento (eletropostos)  sensorizados para a captura de dados e conectados em tempo real ao sistema de mobilidade inteligente (mobi.me). Eles estão instalados em sete diferentes locais: Praça Rui Barbosa, Parque Tanguá, Parque Barigui, Secretaria de Administração, Prefeitura- Palácio 29 de Março, Setran- Prado Velho e Jardim Botânico.

Todo sistema pode ser monitorado online, pelo site www.ecoeletrico.curitiba.pr.gov.br, onde os interessados podem verificar as atualizações de indicadores sobre o CO? poupado, energia consumida, número de viagens e distâncias percorridas.

Gerente da APEAM recebe homenagem no RS

No último dia 23 de agosto a gerente de comunicação e eventos da APEAM, Diana Maria Cancelli, participou da comemoração dos 10 anos de fundação do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Passo Fundo (UPF) em Passo Fundo (RS). Cancelli atuou como professora do curso entre 2007 e 2009, e foi a primeira Engenheira Ambiental a coordenar o curso da UPF (entre 2008 e 2009). Nesta comemoração foram homenageados os professores e ex-professores, dentre os quais estava Cancelli, que exerceram papel fundamental para a implantação e consolidação do curso. ?Foi uma honra receber essa homenagem, e fico muito feliz em saber que todo o trabalho iniciado há alguns anos está consolidado e que os engenheiros ambientais formados na UPF estão tendo uma ótima receptividade no mercado?, disse Cancelli.

Além de atuais professores e alunos, também estiveram presentes ex-professores, funcionários e engenheiros ambientais formados no curso. No dia anterior, houve uma discussão relacionada com a atuação profissional do engenheiro ambiental e suas atribuições (mais detalhes aqui).

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Gerente da APEAM ministra palestra na UNICESUMAR

Na última segunda-feira (25/08/2014), a Gerente de Comunicação e Eventos da APEAM, Eng. Ambiental Paula Gonçalves, proferiu uma palestra na UNICESUMAR (Maringá-PR). Tendo como ?Atuações do Engenheiro Ambiental no Mercado de Trabalho?, a palestra teve como audiência os graduandos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da instituição. Foram abordados temas como o dia a dia do engenheiro ambiental focando nas atribuições que lhe são concedidas. Os alunos mostraram-se interessados, fazendo diversos tipos de questionamentos referente a profissão do Engenheiro Ambiental. 

Curso de introdução à Python

Promoção: Institutos Lactec, com apoio da APEAM

Objetivo: introduzir a linguagem Python, capacitando os inscritos a executarem, de maneira rápida e eficiente, atividades rotineiras da vida acadêmica e profissional

Público alvo: profissionais de engenharia, ciências exatas, pesquisadores e estudantes

Instrutor: Eng. Ambiental João Paulo Jankowski Saboia

Datas: 01 a 03 de outubro de 2014

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Maiores informações

 

 

 

Gerente da APEAM participa do VII SIPAT do CREA-PR

Com o tema Qualidade Vida: juntos atingiremos esta meta, iniciou-se a VII SIPAT do CREA-PR.  A cerimônia oficial foi no Plenário do CREA-PR ? SEDE, mas as atividades estão sendo desenvolvidas em todas as Regionais do Conselho.

A mesa da Abertura foi composta pelo Superintende do CREA-PR ? Eng. Celson Ritter, a Presidente da ASCREA e representante do CRSC ? Juliane Marafon e a Gerente Jurídica da APEAM ? Advogada e Enga. Ambiental Amelia Bortolli que proferiu a palestra de Abertura: 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

Este ano, o CREA-PR conta com o apoio da APES que comemora 40 anos de sua criação e participa da VII SIPAT como promotora de algumas palestras do evento.

Várias outras atividades estarão sendo desenvolvidas durante o período de 25.08 a 29.08.

 

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FONTE: ASCREA-PR

APEAM apoia realização de evento internacional – SIPH

No cenário atual de desenvolvimento portuário e hidroviário, o objetivo deste seminário é de trazer para a discussão a visão de especialistas, de renome internacional e atuação destacada no setor, sobre o uso integrado e sustentável do mar e da rede fluvial. A partir dos debates com representantes do governo, a comunidade científica e empresas atuantes, visa também contribuir para um melhor direcionamento dos esforços de pesquisa nacionais para apoiar o setor. Nesse sentido, será realizado o Seminário Internacional de Portos e Hidrovias.

Datas e Local do Evento: de 10 a 12 de setembro, 2014 no Auditório do Centro de Tecnologia, CT-2, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Está prevista tradução simultânea.

Público Alvo: Este evento tem como público alvo pesquisadores das universidades e institutos de pesquisa, empresas de consultoria, governo e empresas do setor.

Mais informações: http://semintportosehidrovias.webnode.com/

 

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