Seminário Internacional de Tecnologias Ambientais e Gestão da Água na Indústria
Sobre o Evento:
O ?Seminário Internacional de Tecnologias Ambientais e Gestão da Água na Indústria? traz importantes personalidades para compartilhar conhecimentos relacionados a recursos hídricos.
Venha participar deste encontro que com certeza será uma ótima oportunidade para trocar experiências e principalmente de participar de uma integração entre pesquisadores e profissionais da indústria.
Público-Alvo:
Grandes usuários de recursos hídricos da indústria paranaense/ representantes do CERH/PR e dos CBHs do Estado/ AGUASPARANÁ; indústrias, consultores na área ambiental, fornecedores de tecnologia na área ambiental, instituições de monitoramento e controle ambiental.
Mais informações: http://www.senaipr.org.br/para-empresas/EventAgenda27120content263726.shtml
Fonte: Senaipr
ANA oferece 200 vagas em curso de especialização semipresencial
A Agência Nacional de Águas (ANA) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) abre inscrição para o curso de pós-graduação Lato Sensu em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para a Gestão Municipal de Recursos Hídricos na modalidade semipresencial. São ofertadas 200 vagas gratuitas até o dia 10 de novembro, quando o prazo de inscrições termina.
O curso tem o objetivo de capacitar técnicos dos serviços municipais a atuarem na concepção, captação de recursos, implementação e prestação de contas de projetos ligados às políticas de âmbito municipal (ambiente, saneamento, uso e ocupação do solo) com potencial impacto sobre os recursos hídricos.
Para concorrer a uma das 200 vagas dessa primeira turma o candidato deverá cumprir três requisitos básicos: i) possuir graduação em qualquer área do conhecimento; ii) ser servidor com vínculo efetivo com a administração pública municipal, estadual ou federal; e iii) estar liberado e autorizado pelo órgão de origem para as atividades presenciais e a distância oferecidas pelo curso.
Uma comissão de avaliação formada por representantes da ANA e do IFCE avaliará e validará as inscrições, tendo como base os critérios definidos no Edital PRPI/DEAD nº 001/2014. Os resultados de todas as etapas do processo seletivo serão publicados no site http://prpi.ifce.edu.br/ifce_ana.
A duração do curso está estimada em 18 meses, com três encontros presenciais nos 12 primeiros meses da capacitação nas cidades polo definidas no edital, a saber: Manaus, Fortaleza, Brasília, São Paulo e Florianópolis, de acordo com a respectiva região geográfica.
O curso é gratuito e as despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação correrão a expensas dos participantes ou de suas instituições de origem.
O resultado final da seleção deverá ocorrer na data provável de 21 de novembro, com divulgação no site do IFCE. O início das aulas está previsto para ocorrer no dia 1º de dezembro de 2014.
Vertente indutora
Como instituição responsável pelo desenvolvimento de ações de capacitação no âmbito do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), a Agência Nacional de Águas identificou a demanda para formação especializada de técnicos atuantes nos municípios brasileiros e, de forma inédita no Brasil, apoiou o IFCE na estruturação do curso de pós-graduação Lato Sensu em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para a Gestão Municipal de Recursos Hídricos.
A expectativa da Agência é capacitar, em duas turmas, 600 profissionais e, assim, permitir que os municípios tenham as aptidões e o conhecimento necessários para captar recursos para financiamento nas áreas de saneamento, meio ambiente e planejamento do uso do solo.
Presidente da APEAM participa do 1° Encontro Catarinense de Engenheiros Ambientais
O presidente da APEAM Renato Muzzolon Junior participou no dia 31 de outubro, em Florianópolis, do 1º Encontro Catarinense de Engenheiros Ambientais.
O encontro promovido pela ACEAMB, AEANVI e ASCEA, com apoio do CREA-SC através do PEC – Programa de Educação Continuada teve como objetivo reunir profissionais, estudantes, instituições de ensino, entidades de classe, órgãos públicos e demais interessados em um espaço de discussão a respeito do tema norteador ?Engenharia Ambiental: Atribuições, Atuação e Mercado de Trabalho?.
Cerca de 230 profissionais da Engenharia Ambiental participaram do evento, que abordou temas como atribuições profissionais, mercado de trabalho, legislação, entre outros.
Muzzolon palestrou sobre ?Empreendedorismo e a Engenharia Ambiental? abordando a história do empreendedorismo e utilizou como exemplo o Planejamento de Estratégico aplicado na sua empresa, Avistar Engenharia. ?O intuito da palestra foi incentivar os acadêmicos e profissionais a identificar as áreas de atuação do engenheiro ambiental e transforma-las em oportunidades de negócios?, destacou.
Com informações da Associação Catarinense de Engenharia Ambiental – ACEAMB
APEAM participa do I Debate sobre a Profissão do Engenheiro Ambiental da UTFPR Campo Mourão
O engenheiro ambiental e tesoureiro da APEAM Luiz Guilherme Grein participou no dia 13 de outubro do I Debate sobre a Profissão do Engenheiro Ambiental da UTFPR Campo Mourão promovido pelo curso de Engenharia Ambiental com apoio da APEAM.
O evento foi destinado a profissionais e estudantes de Engenharia Ambiental e teve como objetivo levar informações relevantes e atuais sobre a profissão e atuação do engenheiro ambiental no mercado de trabalho. Durante o evento foi discutido as resoluções que regulamentam essa profissão apresentando o cenário atual e prospecções para o futuro.
?O evento foi de grande importância para a divulgação das ações realizadas pela APEAM desde sua fundação. Além disso, a presença de um profissional que já atua no mercado de trabalho foi importante para responder algumas dúvidas e angústias que os acadêmicos possuem?, destacou Grein.
Grein palestrou sobre temas como os objetivos, histórico e atuação da APEAM, principalmente perante o sistema CONFEA/CREA; histórico da Engenharia Ambiental, normas e resoluções que definem suas atribuições; oportunidades e dificuldades enfrentadas pelo Engenheiro Ambiental no mercado de trabalho. Na segunda etapa da palestra, foi apresentada a experiência profissional do palestrante no mercado de trabalho, com ênfase na gestão de resíduos sólidos e elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico. E ao final, foi aberto espaço para perguntas, com boa participação do público presente.
APEAM apoia 10º SINRAD e Seminário Internacional de Engenharia Natural
Foto: Participantes do Seminário Internacional de Engenharia Natural. Na foto da esq para direita: Thiago Schuba, Maria Veroneze, Eduardo Somavilla, Andreia Schiller e Fabricio J. Sutili ( acadêmicos de engenharia ambiental da PUCPR Toledo), Patricia Gonzalez (comissão de ética da APEAM) e o presidente da SOBRADE Maurício Balensiefer
O presidente Renato Muzzolon Junior e a membra da comissão de ética da APEAM Patrícia González Cáceres participaram nos dias 15 e 16 de setembro, em Foz do Iguaçu, do Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas ? SINRAD e Seminário Internacional de Engenharia Natural.
O evento reuniu profissionais de diversas formações que atuam com a recuperação de áreas degradadas a fim de promover discussões técnicas a respeito do assunto, bem como propiciar a realização de minicursos no intuito de disseminar práticas e conhecimentos técnicos para aperfeiçoamento profissional.
?O evento foi bastante proveitoso, principalmente pelo modo com que foi planejado, sendo dividido em um primeiro momento de palestras, propiciando aos participantes a possibilidade de uma visão geral de temáticas relacionadas à recuperação de áreas degradadas em geral, e num segundo momento de minicursos, onde foram abordados temas específicos com maior profundidade. Tive a oportunidade de acompanhar o minicurso ?Conservação de Solo e Água e meio Urbano?, voltado a práticas de controle de erosão baseadas no manejo dos solos e de runoff (escoamento de superfície), onde foi abordada a contribuição dos diversos profissionais do meio ambiente, inclusive do Engenheiro Ambiental, em trabalhos de planejamento urbano e rural voltados à atividade?, destacou Cáceres.
O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas-SOBRADE que tem, nesses últimos anos, contribuído sobremaneira na busca de soluções para problemas de degradação ambiental. A sociedade tem como destaque, dentre seus objetivos, a promoção do conhecimento e desenvolvimento de técnicas através da pesquisa e divulgação de experiências e resultados. Destaca-se neste aspecto a edição de mais de 1.300 trabalhos técnico-científicos editados em anais dos seus nove simpósios brasileiros reeditados a cada 2 anos, sobre este tema.
Eleição para Inspetores do CREA-PR
O Plenário do CREA-PR aprovou na sessão de 14 de outubro a composição da Comissão Eleitoral de Inspetores ? CEI, sob a coordenação do engenheiro agrícola Valmor Pietsch.
A presente eleição destina-se a eleger 06 inspetores (um em cada modalidade) para cada uma das 35 inspetorias do CREA-PR, perfazendo um total de 210 vagas. O mandato tem duração de 18 meses e iniciará em 01 de janeiro de 2015 e encerrará em 30/06/2016.
Todos os informes sobre a eleição estão disponíveis no REGULAMENTO ELEITORAL e há também o Manual do Inspetor que esclarece acerca de sua participação durante o mandato.
O processo eleitoral ocorre via internet, tanto a inscrição como a eleição dos candidatos inscritos. O profissional pode fazer a inscrição diretamente em seu acesso restrito.
Convidamos a assistir o vídeo com a mensagem do presidente em exercício do CREA-PR eng. agrônomo Orley Jayr Lopes.
http://www.crea-pr.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=58&Itemid=60
Fonte: CREA-PR
APEAM participa do evento ?Diálogos sobre o Meu Futuro como Engenheiro Ambiental?
Os engenheiros ambientais e membros da Gestão APEAM (2014-2016) Luiz Guilherme Grein Vieira e João Vitor Gallo, participaram no dia 11 de setembro do evento ?Diálogos sobre o Meu Futuro como Engenheiro Ambiental? promovido pela Coordenação do Curso de Engenharia Ambiental da PUC-PR.
O evento teve por objetivo trazer Engenheiros Ambientais atuantes no mercado de trabalho para um diálogo com os acadêmicos dos últimos períodos da Universidade, que em breve estarão ingressando no mercado de trabalho.
Diálogo sobre o mercado de trabalho realizado com alunos do 8° e 10° período da PUC PR
?A iniciativa promovida pela Coordenação do Curso foi importante para que os acadêmicos tivessem um contato direto com profissionais da Engenharia Ambiental que atuam na área, e possuem experiência para compartilhar sobre as oportunidades e dificuldades para o ingresso no mercado de trabalho? destacou o tesoureiro da APEAM Luiz Guilherme Grein.
Os membros da APEAM apresentaram as ações desenvolvidas pela associação, com foco no fortalecimento e reconhecimento da categoria, atribuições do profissional, funcionamento da análise das ART’s pelo sistema CREA, entre outros assuntos. Em seguida, os Engenheiros Ambientais falaram sobre a atuação profissional de cada um. O Engenheiro Ambiental João Vitor Gallo apresentou sua atuação profissional na área de Construções Sustentáveis, e Certificação LEED, temas que estão em grande desenvolvimento atualmente no país, e que podem ser uma boa oportunidade de trabalho aos futuros profissionais. Já o Engenheiro Ambiental Luiz Guilherme Grein Vieira, falou sobre sua atuação na elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico, como foco nos sistemas de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.
Eleição de Inspetores 2013
O Plenário do CREA-PR aprovou na sessão de 26 de fevereiro a composição da Comissão Eleitoral de Inspetores ? CEI, sob a coordenação do engenheiro civil Luiz Hélio Friedrich.
A presente eleição destina-se a eleger 07 inspetores (um em cada modalidade) para cada uma das inspetorias do CREA-PR. O mandato tem duração de 18 meses e iniciará em 01 de julho de 2013 e encerrará em 31/12/2014.
Todos os informes sobre a eleição estão disponíveis no REGULAMENTO ELEITORAL aprovado na sessão plenária de 19 de março de 2013.
O processo eleitoral ocorre via internet, tanto a inscrição como a eleição dos candidatos inscritos.
Para mais informações, acesse http://www.crea-pr.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2057&Itemid=60
MMA abre curso para elaboração de planos de resíduos sólidos
Podem participar técnicos das prefeituras de municípios de pequeno porte
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realiza mais um curso online. Desta vez, técnicos das prefeituras de municípios de pequeno porte, com menos de 20 mil habitantes, serão orientados na elaboração de Plano Simplificado de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. As inscrições abriram ontem (08/10) e podem ser realizadas pelo site da plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Durante o curso, os alunos conhecerão técnicas metodológicas que permitirão desenvolver a maior parte ou a totalidade do plano local. “Os participantes terão a oportunidade de conhecer uma metodologia para a elaboração de planos de resíduos sólidos desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente, baseada nos princípios, objetivos e diretrizes da Lei 12.305/2010, de modo que os profissionais capacitados possam ?pensar o todo? da gestão de resíduos, de forma qualificada e alinhada com os desafios postos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)”, explica o gerente de Projeto do MMA, Eduardo Rocha.
O curso tem 20 horas de duração e será realizado no período de 6 de novembro a 10 de dezembro. São 2 mil vagas abertas até o dia 22 deste mês. Os interessados devem preencher formulário no site do AVA, pois serão priorizadas as pessoas que melhor atenderem o perfil indicado. O intuito é apresentar as etapas necessárias para elaboração dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Eleições Sistema Confea/CREA e Mútua
Escolha seu local de votação para eleição do Sistema Confea/CREA e Mútua até o próximo dia 20 de outubro
O CREA-PR convida a todos os profissionais para a eleição do Sistema Confea/CREA que acontecerá no dia 19 de novembro. Os profissionais tem até o próximo dia 20 de outubro para escolher o local de votação.
Na oportunidade serão escolhidos o Presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) e o Diretor Geral e o Diretor Administrativo da Mútua-PR, a Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas.
Exerça seu direito e eleja os profissionais que estarão à frente do Sistema CONFEA/CREAs e Mútua nos próximos 3 anos.
A eleição no dia 19 de novembro será presencial. Estarão aptos a votar todos os profissionais registrados no Sistema Confea/CREA, com a anuidade em dia e sem débitos em dívida ativa. A data limite para regularizar a situação é até o próximo dia 20 de outubro de 2014.
Para mais informações sobre o processo eleitoral, acesse a página das eleições em:
http://www.crea-pr.org.br/
Para escolher seu local de votação acesse sua área restrita: