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Processo seletivo para Mestrado em Engenharia Ambiental (PPGEA)

Está aberto o processo seletivo para Mestrado em Engenharia Ambiental (PPGEA) na Universidade Federal do Paraná. O PPGEA é conceito 4 na Capes e o único Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental com Doutorado no Paraná.

Este ano o

 processo seletivo de Mestrado do PPGEA 

será

 realizado em 2 editais distintos que em geral são orientados para públicos distintos.

O Edital 25/2018 é o processo seletivo tradicional que é realizado em uma única etapa na qual o candidato realiza uma prova escrita. Uma vez aprovado, dentro do número de vagas e da nota mínima, o candidato deve buscar um orientador no programa até o final do 1o trimestre de 2019. O candidato aprovado nesse processo poderá solicitar bolsa de estudo, respeitada a disponibilidade e critério de classificação conforme as normas internas do programa.

O Edital 26/2018 é um processo seletivo diferenciado e continuado. Este processo seletivo é indicado, mas não restrito, a profissionais que estão trabalhando e que desejam desenvolver a pesquisa acadêmica em um cenário mais compatível com a dupla jornada. A primeira etapa consiste na submissão de um projeto de pesquisa com indicação de um professor orientador do programa que ofertou vaga no edital. Esse projeto será avaliado pelo professor indicado e caso seja aprovado o candidato pode prosseguir para a segunda etapa. A segunda etapa consiste em obter aprovação em 3 disciplinas do PPGEA durante o ano de 2019, sendo uma delas a disciplina obrigatória (Fundamentos de Engenharia Ambiental). Caso obtenha aprovação nestas 3 disciplinas o candidato é considerado aprovado e poderá requerer a matrícula no programa com aproveitamento destes créditos.


Maiores informações sobre o processo seletivo podem ser consultados nos Editais e na página:

Os professores orientadores e seus temas de pesquisa estão disponíveis em:


Engenheiros Ambientais do Centro Sul Paranaense criam Associação

Na última quinta-feira, foi criada, em União da Vitória, a Associação Centro Sul Paranaense dos Engenheiros Ambientais (ACSPEA).
A ACSPEA atuará nos municípios contemplados nas regionais do CREAPR: Ponta Grossa e Guarapuava.
A reunião de fundação aconteceu no Centro Universitário de União da Vitoria- UNIUV -. A entidade nasceu apoiada por Renato Muzzolon Júnior, conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea/PR), representante da Associação Paranaense dos  Engenheiros Ambientais – APEAM e Presidente da Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária  (FNEAS).
Todos os engenheiros ambientais que atuam na região Centro Sul e acadêmicos do curso poderão se associar na nova associação, que tem o objetivo de trabalhar pela valorização e capacitação dos profissionais e acadêmicos.
Durante a reunião, foi aprovado o estatuto da associação, escolhida a logomarca e eleita a diretoria executiva e o conselho fiscal. “A entidade nasce com um propósito de trabalhar em conjunto com a APEAM e as demais coirmãs regionais Associação Oeste Paranaense dos Engenheiros Ambientais – AOPEA , Associação Sudoeste Paranaense dos Engenheiros Ambientais – ASPEA, Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais – ANPEA. Fortalecendo e organizando engenharia ambiental no estado", resume Heloisa Pontarolo Presidente da ACSPEA.
A ACSPEA tem por finalidade defender os interesses, integrar e promover a participação dos profissionais nas políticas públicas de meio ambiente.
Confira a diretoria da entidade
PRESIDENTE – Heloisa Pontarolo
VICE – PRESIDENTE – Lisandra Kaminski
SECRETÁRIO: Amanda Stemmler
VICE – SECRETÁRIO: Renata Paz
TESOUREIRO: Jean Guilherme
VICE – TESOUREIRO: Raphael Neves

CONSELHO FISCAL:
Titulares: Mayara Ananda Gauer, Felipe Marcel, Suelen Polak Ramos

Suplentes: Andressa Haiduk, André Soares de França, Gilson Serafini
Diretoria da ACSPEA
Engenheiros Ambientais e estudantes na Assembléia

Fundada a Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária


O dia 22 de Agosto na 75ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia em Maceió/AL foi  histórico para os engenheiros e engenheiras que atuam na engenharia ambiental e sanitária, pois 20 entidades de classe aproveitaram a oportunidade para fundar a primeira Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária, a FNEAS.

O passo dado pelas entidades representa o amadurecimento de anos de discussão sobre a unidade da profissão, hoje questões de saneamento e meio ambiente são vistas como indissociáveis e esse entendimento traz enormes avanços para a engenharia e seu exercício no Brasil.

O movimento de unificação entre as entidades, que deu origem a FNEAS, também busca representatividade no Colégio de Entidades Nacionais – CDEN para fortalecimento do sistema CONFEA – CREA, pautando sobretudo uma agenda nacional das questões profissionais da engenharia ambiental e sanitária.

Com estatuto aprovado em sua assembleia de fundação, a FNEAS mostra que está na vanguarda sobre as questões de gênero, inserindo um inciso de obrigatoriedade de equidade de gênero para composição de sua diretoria executiva. Esta medida objetiva estimular que as associações filiadas à Federação incentivem a formação de lideranças femininas para a presidência de suas entidades trazendo as mulheres para o centro da tomada de decisão em equidade de representação.

A cerimônia de fundação foi prestigiada pelo Presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), o engenheiro civil Joel Krüger, e pelo Vice-presidente da Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP), o engenheiro Fernando Santos, que juntos enfatizaram a importância nacional e internacional da engenharia ambiental e sanitária para o desenvolvimento sustentável global.

A Diretoria Executiva Provisória trabalhará pelo período de 3 (três) anos, a contar da data de sua fundação e é composta pelos profissionais: presidente, Renato Muzzolon Jr. (APEAM-PR); vice-presidenta, Thaianna Cardoso (ACESA-SC); secretário-geral, Áquila Levindo (AGEAMB-GO); diretor de Política Profissional, Giuliano Battisti (APEA-ES); diretor administrativo e financeiro, Elizene Sarmento (AEASPA-PA); diretor de Relações Institucionais, Luiz Henrique (ACEAMB-SC); diretor social, Rodolfo Alves (AEAMB-PE).

No mesmo evento Helder Rafael Nocko foi eleito coordenador nacional dos Colégios de Entidade de Classe Regionais (CDER), dando grande avanço para a representação da classe no CONFEA.

Foi um evento histórico, que além da fundação da FNEAS e da eleição do coordenador nacional do CDER contou com ótimas conversas e articulações para a valorização da profissão de engenharia ambiental.

A APEAM agradecemos especialmente o presidente do CREAPR, Ricardo Rocha, pelo apoio e ao presidente do CONFEA, Joel Krüger, parceiro da Engenharia Ambiental e trabalhador intenso pelo bem da engenharia nacional.


Associados APEAM têm desconto de 40% em Fórum de Sustentabilidade e Governança



A sétima edição do Fórum Sustentabilidade e Governança promovido pela STCP Engenharia de Projetos em parceria com a Milano Consultoria e Planejamento, acontece nos dias 21 e 22 de agosto e promete trazer uma rica discussão de boas práticas que estão impactando negócios e impulsionando a inovação para diferentes setores da economia. O evento, que nesta edição tem como temática as “Estratégias que impactam negócios e norteiam o amanhã”, será realizado no auditório da FAE Business School em Curitiba, e reunirá em um mesmo espaço gestores e decisores, em uma programação intensa de conteúdo, além de uma grande oportunidade de networking.

Para Rômulo Lisboa, diretor de Desenvolvimento e Qualidade da STCP e coordenador do Fórum, este ano o evento segue gerando insights e oportunidades que impactam diretamente no resultado das empresas. “A cada ano o Fórum se fortalece com a presença e o envolvimento de corporações que somadas representam entre 3% e 4% do PIB brasileiro, e em 2018 estamos trabalhando em uma rica grade de conteúdo, que complementa e dá continuidade às discussões levantadas nos anos anteriores. Certamente são percepções e estratégias que poderão nortear o futuro dos negócios”, explica.


Nos painéis desta edição serão apresentados cases de tendências em sustentabilidade e governança de players de destaque do mercado, entre eles Vale S.A., Natural Cotton Color, Banco JP Morgan, BRDE, Caixa, Sicredi, WEG e Copel. Na programação de palestras, grandes nomes do meio corporativo vão abordar o impacto das boas práticas de gestão no cotidiano das empresas. Um conjunto de assuntos que vai discutir tendências e perspectivas em diferentes segmentos, impactando a dinâmica de resultados de cada negócio.


Entre os confirmados para os painéis e debates estão o diretor do Observatório do Clima Claudio Angelo; o diretor da Forest Trends Peru Fernando Momiy; a presidente executiva da IBÁ – Indústria Brasileira de Árvores Elizabeth de Carvalhaes; a presidente executiva da Color Cotton Francisca Vieira; o publicitário e autor Eloi Zanetti; o professor da FGV Arthur Igreja; o gerente nacional de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da Caixa Gustavo Ribeiro; o diretor presidente do Banco JP Morgan Brasil José Berenguer; o diretor-presidente do BRDE Orlando Pessuti; o gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo do SICREDI/PR/SP/RJ André Assis; o diretor de Novas Energias da WEG João Paulo Gualberto da Silva; o diretor presidente da Copel Jonel Iurk; o diretor superintendente da Itaipu Jorge Augusto Callado Afonso, além dos anfitriões Ivan Tomaselli, Joésio D. P. Siqueira da STCP e Miguel Milano.

 

 

Realizadores

A STCP Engenharia de Projetos, empresa de consultoria, engenharia e gerenciamento fundada há 37 anos, é pioneira no Brasil em atuar de forma integrada e eficiente em diferentes áreas relacionadas ao meio ambiente, desenvolvimento regional, infraestrutura, florestas e desenvolvimento sustentável. 

 

Milano Consultoria e Planejamento é uma empresa de consultoria voltada exclusivamente para projetos estratégicos nos campos da sustentabilidade, da responsabilidade social corporativa e investimento social privado, com geração de conhecimento e conteúdo pela inovação.

 

Serviço:

Fórum Sustentabilidade & Governança

21 e 22 de agosto

Auditório da FAE – Curitiba/PR

Inscriçõeswww.sustentabilidadegovernanca.com.br

E-mail: forum@stcp.com.br

Mais informações:(41) 3079-2718 / 3079-2719

Oportunidade de Estágio no Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Museu Oscar Niemeyer

Atividades a serem desenvolvidas:

Elaboração de Diagnóstico da gestão de resíduos no local;
Participação na elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS;
Treinamento aos colaboradores do MON;
Proposição de medidas de educação ambiental voltada à gestão de resíduos;
Acompanhamento da implantação das ações.

Vagas e duração:

Serão oferecidas duas vagas de estágio.
Duração estimada em 200 horas ao longo dos 6 meses com visitas semanais e desenvolvimento de relatórios.

Para participar do processo seletivo envie seu Currículo com um texto de apresentação e motivação para participação deste projeto para o e-mail apeampr@gmail.com, até dia 15 de Agosto (não haverá prorrogação desta data).

* Estágio não remunerado, acompanhado por um coordenador (Engenheiro Ambiental da APEAM), pagamento de VT para deslocamento ao MON (1 vez por semana).

** A responsabilidade pela seleção e coordenação dos estagiários será da APEAM. Dúvidas e informações favor enviar e-mail para apeampr@gmail.com

Presidente da Mútua visita a Regional do PR e tem reunião com dirigentes da APEAM

Julio Russi e Paulo Guimarães, ao centro, com os dirigentes da APEAM, Luiz Guilherme Grein e Helder Nocko, e os diretores administrativo e financeiro da Caixa PR, Luiz Caron e Harlon Ferreira

Desde o início da gestão, a Diretoria Executiva da Mútua tem procurado estar mais próxima das Caixas, conhecendo de perto suas necessidades e demandas, além de ações desenvolvidas nos estados. Nesse sentido, o presidente da Mútua, Paulo Guimarães, esteve na Regional paranaense nessa segunda-feira (23), onde, além de conversar com os três diretores da Caixa Julio Cesar Vercesi Russi (geral), Harlon Luna Ferreira (financeiro) e Luiz Eduardo Caron (administrativo), reuniu-se com dirigentes da Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (APEAM).

Helder Rafael Nocko, presidente da APEAM e coordenador do Colégio de Entidades Regionais (CDER) do Crea-PR, e Luiz Guilherme Grein Vieira, vice-presidente da APEAM, estiveram na Sede da Caixa PR para convidar a Mútua para o II Encontro Sul Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitária, que acontece de 24 a 26 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR). O diretor geral da Mútua-PR reforçou a importância da parceria com as entidades de classe, pontuando que “elas são o apoio da Mútua e dão maior visibilidade às atividades da Caixa de Assistência”.

O diretor da Mútua ainda disse que todos da Caixa PR estavam honrados com a visita do presidente Paulo Guimarães. “Nossa Caixa foi a primeira em que Paulo Guimarães esteve após sua reeleição. Esperamos que em outras oportunidades possamos recebê-lo novamente”, afirmou Russi.

 Fonte: Gecom/Mútua

Foto: Mútua-PR

Conheça os benefícios de se associar à Mutua



II Oficina Técnica Regional do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná

O Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná – PERS/PR é um importante instrumento no processo de planejamento da gestão de resíduos sólidos no Estado. Além dos resíduos sólidos urbanos, o PERS/PR contemplará os resíduos de saúde, de construção civil, de transporte, de mineração, de saneamento, industriais e agrossilvopastoris; e a logística reversa.

O Consórcio EnvEx-Engebio, responsável pela elaboração do PERS/PR juntamente com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA/PR, convida a todos para a II Oficina Técnica Regional do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná – PERS/PR para apresentação, discussão e complementação das informações a respeito do Panorama Final de Resíduos Sólidos do Estado; dos Estudos de Prospecção e Escolha de Cenários; e das Propostas de Diretrizes, Metas e Ações do PERS/PR.

Sua participação é muito importante!

Escolha uma região e faça sua inscrição através do link:

http://www.residuossolidos.sema.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=13

CARTA ABERTA À SOCIEDADE – presidência ICMBio

Como você reagiria se para a presidência do Banco Central fosse nomeado um indicado político sem NENHUMA experiência em economia? Ou se para técnico da seleção brasileira de futebol, fosse indicado um jovem político que nada entende sobre o assunto?

Pois foi assim, com total assombro, surpresa e revolta que fomos supreendidos hoje com a indicação de um nome meramente político, sem NENHUMA formação profissional ou qualquer experiência sobre meio ambiente para a presidência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.

Após a entrega política de algumas Coordenações Regionais e chefias de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes, desta vez o Governo Federal pretende  nomear para a presidência do ICMBio um apadrinhado político, o senhor Cairo Tavares de Souza, pertencente ao PROS, para a presidência do ICMBio.

O  indicado a presidente do Instituto  é diretor da Fundação Ordem Social, ligada ao PROS e sócio de uma empresa de comércio varejista de bebidas em Valparaíso de Goiás. Inacreditavelmente não consta que tenha QUALQUER experiência em gestão socioambiental.

O ICMBio é responsável pela gestão de 333 Unidades de Conservação que correspondem  a 9 % do território continental e 24% do território marinho, bem como a coordenação e implementação de estratégias para as espécies ameaçadas de extinção. Uma missão como esta não pode ser entregue a dirigentes sem experiência na área socioambiental, por mera conveniência política.

O Instituto Chico Mendes tem em seus quadros profissionais concursados, capacitados, qualificados, que vem atuando de forma comprometida, sempre dentro da legalidade, garantindo uma gestão transparente, ética, e voltada à execução da política ambiental pública e aos direitos garantidos na Constituição, de manutenção do equilíbrio ecológico do meio ambiente, bem de uso comum do povo, dentro de suas atribuições. Desde sua criação, sempre foi presidido por profissionais com experiência na área socioambiental, imbuídos da missão institucional do órgão que trouxeram grandes conquistas na sua capacidade de atuação , como poder executivo, na implementação da legislação ambiental vigente.. Em um contexto de imensa fragilidade das políticas públicas, a possibilidade da nomeação de pessoas sem experiência na área ambiental e no desempenho de funções de gestão de alta complexidade coloca em risco o bom desempenho da missão institucional do ICMBio.

Diante do exposto, os servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade repudiam veementemente a possibilidade de nomeação do Sr. Cairo Tavares como Presidente deste Instituto,  ou de qualquer outra nomeação baseada em interesses políticos contraditórios ao interesse público e à missão do ICMBio.

Chamamos a sociedade civil a se unir a esta luta, em prol da proteção do patrimônio natural e promoção do desenvolvimento socioambiental. Não passarão! #Nãoaoretrocessoambiental!

Eng. Florestal Ivan Baptiston

Chefe do Parque Nacional do Iguaçu

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