Publicações

CONVOCAÇÃO
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 2023

O presidente da Associação Paranaense de Engenharia Ambiental – APEAM, Luiz Guilherme Grein Vieira, no uso de suas atribuições de acordo com o artigo 11° do Estatuto, convoca a todos os associados para a Assembleia Geral Ordinária de 2023 a ser realizada no dia 18 de dezembro de 2023, às 18:00 em primeira convocação e às 18:30 em segunda convocação, na sala de reuniões da Sede Regional do CREA-PR, localizada na Edif. Aroeira Office Park – Av. Victor Ferreira do Amaral 305, sl 1 (térreo) no bairro Tarumã em Curitiba, PR. E virtualmente através do Google meet no link da videochamada: https://meet.google.com/xph-qsyx-hbe, para deliberar sobre a seguinte pauta:

1. Atividades e ações realizadas em 2023;

2. Alterações da composição da Diretoria APEAM;

3. Relato das representações da APEAM junto ao CREA-PR – conselheiro da CEEC, estaduais e municipais e outras organizações;

4. Termos de Fomento;

5. Prestação de contas do ano de 2023;

6. Planejamento para 2024;

7. Planejamento orçamentário para 2024;

8. Assuntos gerais.

Link para o edital:
https://drive.google.com/file/d/1DAp7ZJj4PGdmZ_cpHXUfc5YJhl4kVY1o/view?usp=sharing

Eleições Conselheiro Regional da APEAM na CEEC CREA-PR (2025 – 2027)

Comunicado sobre as Eleições para vaga de Conselheiro da APEAM na Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) do Crea-PR.

Mais informações:

  • Apenas Sócios Profissionais Efetivos da APEAM;
  • Engenheiros ambientais e engenheiros ambientais e sanitários devidamente registrados no Crea-PR;
  • As chapas serão formadas por um candidato a conselheiro titular e um suplente;
  • Período para inscrição de chapa: 14/11/2024 até 20/11/2024;
  • Inscrições nesse link.

Encaminhe suas dúvidas para apeampr@gmail.com

Curso de Drones

Curso de Drones

2a edição – Levantamento e Uso de Produtos Gerados por Aeronaves Remotamente Pilotadas

A APEAM, em parceria com o CREA-PR, oferece a você a oportunidade de se capacitar no uso de drones com o melhor custo-benefício! Aprenda sobre levantamento, análise de imagens de drones no QGIS, além de muito mais em 4 módulos. Um curso completo com carga horária de 18 horas e certificado de conclusão. Além da teoria, você terá a chance de participar de demonstrações práticas de voo e processamento de imagens!

📅 Datas:
22/10 19h às 22h – Módulo 1
23/10 19h às 22h – Módulo 2
24 e 25/10 19h às 22h – Módulo 4
26/10 08h às 11h e 13h às 16h – Módulo 3 (Prática)

📍 Local:
CEHPAR – LAGEAMB
Centro Politécnico da UFPR. Rodovia BR-116, Km 98, 8813 – Jardim das Américas, Curitiba – PR, 81531-980

📝 Inscrições via Sympla com valores especiais para associados APEAM. Não perca tempo, vagas limitadas!

Garanta a sua vaga e aprenda com profissionais altamente qualificados. Essa é a sua chance de se destacar no mercado com habilidades práticas e teóricas.

Link para inscrição:
https://www.sympla.com.br/curso-levantamento-e-uso-de-produtos-gerados-por-aeronaves-remotamente-pilotadas__2664896 

Associada da APEAM e Estudante da UFPR Participa do 31° Fórum de Docentes e Discentes do CREA-PR

Entre os dias 27 e 29 de agosto, o 31° Fórum de Docentes e Discentes, promovido pelo CREA-PR, reuniu estudantes, professores e profissionais em União da Vitória/PR, no campus da UGV – Centro Universitário. O evento foi marcado por discussões profundas sobre temas de relevância para o futuro da engenharia e agronomia no Paraná. Mirelly Lacerda Pinheiro, acadêmica de Engenharia Ambiental da UFPR, associada estudante da APEAM e Coordenadora Estadual Adjunta do CreaJr-PR, foi membro da comissão organizadora e desempenhou um papel importante na organização e condução dos trabalhos.

Representando os estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências do estado, Mirelly expressou sua satisfação com o sucesso do evento e destacou a importância de encontros como esse para a formação e fortalecimento das futuras lideranças do setor. “O Fórum foi, sem dúvida, um marco no fortalecimento do nosso sistema profissional. Discutimos, planejamos e reforçamos nosso compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a formação de novas lideranças” comentou Mirelly.

O Fórum foi palco de palestras e debates sobre temas como Ética Profissional, Inteligência Artificial na educação e as oportunidades de intercâmbio durante a graduação e pós-graduação. Uma das iniciativas que chamaram a atenção foi a apresentação da MútuaJr, voltada para o apoio aos estudantes através da Mútua-PR.

Mirelly também aproveitou para agradecer às lideranças do CREA-PR e da Mútua/PR, destacando a importância do apoio recebido. “Agradeço especialmente ao Presidente do CREA-PR, Eng. Clodomir Luiz Ascari, e à Vice-presidente, Margolaine Giachini, por seu contínuo apoio aos estudantes do sistema. Também reforço a participação da Mútua-PR, através do novo programa Mútua Jr, por meio dos Diretores Eng. Edson Dalla Vechia e Eng. Ronald Drabik. Suas orientações e conselhos foram fundamentais para o nosso desenvolvimento” afirmou.

Além dos debates e palestras, o Fórum proporcionou uma valiosa oportunidade de networking, conectando estudantes, docentes e profissionais de diversas áreas. “Este encontro foi uma chance única para criar redes de colaboração que certamente perdurarão e contribuirão para o avanço da engenharia e da agronomia no Paraná” ressaltou Mirelly.

O evento consolidou-se como uma plataforma essencial para a discussão de temas críticos e a construção de um futuro mais sustentável e inovador para as engenharias e geociências no estado. Com entusiasmo e dedicação, os participantes do Fórum, como Mirelly Lacerda Pinheiro, continuam comprometidos com a geração de impactos positivos para a sociedade e o desenvolvimento de projetos sustentáveis que moldarão o futuro da profissão.

Curso Inventário de Gases de Efeito Estufa!

A APEAM (Associação Paranaense de Engenheiros Ambientais), em parceria com o CREA-PR, convida você para o curso:  Inventário de Gases de Efeito Estufa.

Objetivos:

Capacitar os profissionais com a base de conhecimento necessária para elaboração de inventário de emissões de gases de efeito estufa e as noções básicas de  escopo, cálculos e diretrizes para implementar ações que visem projetar reduções de emissões de GEE e ao mesmo tempo compreender as demandas do mercado.

Conteúdo:

Sexta-feira (13/09 – 19h às 22h)

• Entendendo as mudanças climáticas (gases, causas e impactos);
• O que é um Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Escopo, diretrizes, cálculos e coleta de dados para elaboração de inventário corporativos);

Sábado (14/09 – 08h às 15h)
O que vem depois de uma elaboração dos inventários corporativos?
• Verificação;
• Mitigação e Compensação;
• Estabelecimento de Metas;
• Divulgação;
• Registro Públicos de Emissões;
• Relatório e indicadores de Sustentabilidade.

Palestrante:

  • Jéssica de Miranda Paulo
  • Juliana de Moraes Ferreira

INFORMAÇÕES CURRICULARES:

Jéssica de Miranda Paulo

Engenheira Ambiental, Msc

Cofundadora e responsável técnica da Sinergia Engenharia de Meio Ambiente e ingee inovação sustentável

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Centro Universitário em 2013 e mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Senai e a Universidade de Stuttgart (2017). Em 2016, participou como bolsista DAAD – Deutscher Akademischer Austauschdienst do Curso de Extensão Internacional de Meio Ambiente na Universidade de Stuttgart (Alemanha). Autora do livro “Termo de Referência para Estudos de Impacto de Vizinhança em Municípios Paranaenses”, publicado em 2018.

Juliana de Moraes Ferreira

Engenheira Ambiental

Cofundadora e responsável técnica da Sinergia Engenharia de Meio Ambiente e ingee inovação sustentável.

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Gestão de Energia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2011, habilitação para atuação como Auditora Ambiental, conforme ABNT NBR ISO 14.001, com Capacitação no Programa Brasileiro GHG Protocol.

Data e Horário:

Data: 13 de setembro de 2024
Horário: 19h às 22h
Data: 14 de setembro de 2024
Horário: 08h às 15h

Local:

Local do evento: Associação Comercial do Paraná – Auditório Mário Gazin, 5° Andar
Centro – Rua XV de Novembro,621

Despertando Sonhos: Sucesso na Primeira Escola da Segunda Edição em Curitiba

Curitiba, 01 de Agosto de 2024 – O projeto “Despertando Sonhos”, realizado pelo Instituto Renato Muzzolon, e com patrocínio do sistema Confea/Crea/Mútua, teve um início triunfante em sua segunda edição, com um evento realizado no Colégio Cívico-Militar República Oriental do Uruguai. Cerca de 50 alunos dos três anos do Ensino Médio participaram ativamente das atividades, que foram projetadas para ampliar seus horizontes sobre as carreiras nas áreas de Engenharia e Geociências.

O evento foi inaugurado por Renato Muzzolon JR, Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho e presidente do Instituto Renato Muzzolon. Durante sua palestra, Renato destacou a importância das profissões de engenharia, explicando o que é engenharia e ilustrando com exemplos práticos de ações de engenharia no cotidiano urbano. “Finalizamos a primeira escola da segunda edição do projeto, onde discutimos sobre todas as profissões que abrangem o sistema Confea/Crea, falamos das oportunidades, da importância de cada profissão e do papel do sistema de fiscalizar e zelar pela qualidade de vida da sociedade. Temos 10 escolas ainda este ano e vamos fortalecer esse sistema,” afirmou Renato.

Exploração das Áreas de Engenharia

Após a palestra inicial, Maria Gabriela Ferreira, Engenheira Civil e vice-presidente do Instituto, tomou a palavra para expandir o debate sobre as diversas áreas da engenharia, como geotecnia e geologia. Ela abordou as possibilidades de trabalho e as formas de ingresso na graduação, incentivando os jovens a considerarem essas carreiras. “É muito satisfatório participar deste projeto com a juventude, incentivando o ingresso em áreas da engenharia e geociências. Espero alcançar o maior número de jovens possível. Muitas vezes, os jovens não despertam interesse por uma área por falta de conhecimento, então trazer essa oportunidade para eles, antes do vestibular, é de grande importância,” comentou Maria Gabriela.

Tecnologia e Interação Prática

Na segunda parte do evento, Ian Ribeiro, Engenheiro Ambiental, apresentou equipamentos profissionais como o sismógrafo, utilizado para captação de imagens que são posteriormente transformadas em informações valiosas para o campo da engenharia. Além disso, Ian realizou uma demonstração de voo com um drone, onde os estudantes tiveram a oportunidade de guiar o equipamento. Essa atividade prática foi um dos destaques do evento, proporcionando aos alunos uma experiência direta e envolvente com a tecnologia.

Impacto Positivo e Expectativas Futuras

O evento no Colégio Cívico-Militar República Oriental do Uruguai marcou um início promissor para a segunda edição do “Despertando Sonhos”. A combinação de palestras informativas e atividades práticas foi altamente apreciada pelos estudantes, que agora têm uma visão mais clara e concreta das possibilidades que as carreiras de engenharia e geociências podem oferecer.

Com mais 10 escolas programadas para receber o projeto até o final do ano, a expectativa é que o “Despertando Sonhos” continue a inspirar e orientar muitos outros jovens em Curitiba, ajudando-os a fazer escolhas informadas sobre seu futuro profissional.

Para mais informações sobre o projeto “Despertando Sonhos” e sobre como participar, entre em contato com Renato Muzzolon Jr., Presidente do Instituto Renato Muzzolon, pelos telefones (41) 9.9914-0314 ou (41) 9.8810-5470, ou pelo e-mail contato@institutorenatomuzzolon.org.br.


O “Despertando Sonhos” é uma iniciativa que busca moldar o futuro dos jovens, proporcionando-lhes conhecimento e inspiração para trilhar um caminho profissional de sucesso nas áreas de Engenharia e Geociências. Com a colaboração das escolas e dos profissionais envolvidos, o projeto promete ser um marco significativo na vida dos estudantes de Curitiba.

Workshop de Gestão e Fiscalização de Resíduos de Construção Civil

A Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (APEAM) promoveu no dia 26 de julho a 3ª edição do Workshop sobre Fiscalização e Gestão de Resíduos da Construção Civil (RCC).

O evento contou com mais de 100 inscritos, entre profissionais da área ambiental, empresários e estudantes, que discutiram temas relevantes relacionados à gestão de RCC.

A Engenheira Ambiental Annelise Schamne apresentou um estudo realizado sobre a quantificação de resíduos de construção civil pós eventos climáticos extremos (a exemplo do que ocorreu recentemente no Rio Grande do Sul). O estudo apontou uma dificuldade grande em prever a quantidade de resíduo gerado em eventos como inundações, alagamentos, dentre outros, e a palestrante sugeriu a inclusão do tema nos Planos Municipais e Estaduais de Gestão de Resíduos Sólidos, propondo medidas para prevenir transtornos causados pela gestão desses materiais.

Na sequência, foi apresentado um case da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São José dos Pinhais, pela Técnica em Saneamento Alessandra Cristina. Nos últimos anos a Secretaria desenvolveu diversos processos para aprovação dos Planos de Gestão de Resíduos de Construção Civil (PGRCC), documento necessário para aprovação de obras no município, além de outras ferramentas para fiscalização e atendimento à legislação ambiental, visando a eliminação da destinação inadequada de resíduos.

O Engenheiro Ambiental Robson Felipe do Valle apresentou as dificuldades e soluções para a gestão de resíduos em grandes obras de infraestrutura. O engenheiro atuou em obras como a Linha Verde em Curitiba, e atualmente é coordenador ambiental da obra da Ponte de Guaratuba, a principal obra de infraestrutura do estado do Paraná atualmente. Dentre os desafios, destacou o planejamento adequado e os treinamentos constantes junto aos colaboradores das obras, para manter a organização e o cumprimento da legislação vigente, reduzindo os impactos ambientais.

Boas práticas da gestão de resíduos em obras foi o tema da apresentação do Gilmar da Rocha, sócio de uma construtora de médio porte da região metropolitana de Curitiba, que tem como objetivo o aproveitamento integral dos resíduos nas suas obras. Um dos exemplos trazidos por Gilmar, foi a utilização de triturador para transformar o entulho gerado nas suas obras em areia, brita, rachão, que são aproveitados nas próprias obras, reduzindo os impactos ambientais e os custos de execução.

Por fim, o Engenheiro Ambiental Luiz Guilherme Grein Vieira, presidente da APEAM, trouxe uma abordagem sobre as certificações Green Building, e a importância da gestão de resíduos em obras certificadas. Atualmente, a Certificação GBC Brasil Condomínio pontua aquelas obras que destinam seus resíduos para a reciclagem, desviando estes materiais de aterros. Quanto maior a porcentagem de aproveitamento, maior a pontuação obtida. Luiz Guilherme ainda apresentou cases de sucesso, com obras que atingiram índices de 98% de desvio de aterro.

O workshop foi realizado junto com o evento Reciclação, uma das principais feiras sobre Resíduos Sólidos do Sul do Brasil, que reuniu diversas empresas que divulgaram soluções para reciclagem, gestão, e aproveitamento adequado de resíduos.

Curso de Relatório de Sustentabilidade

A APEAM (Associação Paranaense de Engenheiros Ambientais), em parceria com o CREA-PR, convida você para o curso: Relatório de Sustentabilidade. 

Objetivos:

• Apresentar conceitos, boas práticas e referências para relatórios de sustentabilidade;

• Sensibilizar profissionais e acadêmicos quanto à importância de mensurar e relatar indicadores de sustentabilidade;

• Demonstrar a conexão entre relatórios de sustentabilidade, planejamento estratégico, melhoria contínua e geração de valor;

• Contribuir para a atuação de profissionais comprometidos com a sustentabilidade, alinhados às boas práticas e tendências do mercado.

Conteúdo:

• Conceitos chaves (Sustentabilidade, ESG, stakeholders, materialidade, dentre outros)

• Principais tipos de relatos de sustentabilidade;

• Norma Global Reporting Initiative (GRI);

• Requisitos e princípios para Relato GRI;

• Diretrizes para implementação dos ODS na estratégia e modelos de reporte;

• Materialidade, análise de impacto e indicadores (escopo de gestão e de relato);

• Compilação de informações e reporte.

Palestrante:

  • Renanta T. Fagundes Cunha

INFORMAÇÕES CURRICULARES

Renata T. Fagundes Cunha é Socióloga (PUC-PR), Especialista em Direitos Humanos,

Responsabilidade Social e Cidadania Global (PUC-RS), Mestre em História Social do Trabalho

(UNICAMP). Certificada nas normas GRI, Relato Integrado, SA8000, Indicadores Ethos,

Auditoria Social Interna, dentre outras voltadas à gestão ESG. Atua como especialista e consultora, com 20 anos de experiência em gestão da sustentabilidade em grandes empresas nacionais e multinacionais e 14 de experiência em Relatórios de Sustentabilidade GRI e RI. Professora de cursos de graduação e pós-graduação com experiência nas instituições FACET, UNICURITIBA, FGV, FAE, dentre outras.

Data e Horário:

Data: 02 de agosto de 2024

Horário: 19h às 22h

Data: 03 de agosto de 2024

Horário: 08h às 15h

Local:

Associação Comercial do Paraná – Auditório Mário Gazin, 5° Andar, Centro – Rua XV de Novembro, 621.

Vem aí o Contecc 2024!

Profissionais, estudantes e professores das áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências interessados em participar do Contecc 2024 podem enviar os trabalhos pelo link https://www.confea.org.br/eventos/contecc até 31 de julho de 2024.

Realizado pelo Confea, o Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia acontecerá durante a 79ª Soea (https://www.soea.org.br/), de 7 a 10 de outubro de 2024. O evento, que está em sua 10ª edição, tem a proposta de divulgar trabalhos técnicos e científicos desenvolvidos nas mais diversas instituições brasileiras e nos anais do evento.

Temática

Os assuntos dos trabalhos inscritos deverão abordar as modalidades abrangidas pelo Sistema Confea/Crea: Agrimensura, Agronomia, Civil (onde estão as/os engenheiros ambientais), Elétrica, Mecânica/Metalurgia, Química, Segurança do Trabalho e Geologia/Minas, que estão descritas na Resolução nº 473, de 2002, do Confea. Poderão ser inscritos, também, trabalhos técnicos que versem sobre Experiência Profissional, Gestão, Educação, Acessibilidade e Sustentabilidade, considerados em um só grupo (Experiência Profissional) para fins de seleção para apresentação na Soea e publicação nas revistas técnicas do Confea, dos Creas, da Mútua, das entidades de classe vinculadas ao Sistema Confea/Crea e nos anais do congresso.

Live: Eventos Extremos e Mudanças Climáticas – Diálogo Entre Hidrólogos

Reunimos profissionais que se destacaram em suas carreiras pela atuação em Hidrologia, uma área crucial da Engenharia Ambiental, para um diálogo especializado sobre eventos climáticos extremos e seus impactos, como as inundações no Rio Grande do Sul em 2024.

A live será uma rodada dinâmica de perguntas e respostas, com exposição de argumentos técnicos, proporcionando uma discussão rica e informativa.

Não perca a chance de aprender sobre os desafios e soluções relacionados aos eventos climáticos extremos e suas implicações.

Data e Hora: 26 de junho às 19h
Plataforma: youtube.com/@APEAMPR

Esperamos você!

Realização: APEAM, ACSPEA, ANPEA, AOPEA, ASPEA
Apoio: FNEAS, CREA-PR, MUTUA

Normas da ABNT e AMN ilimitadas para profissionais da engenharia

O presidente do CONFEA, Vinicius Marchese, assinou em 28 de fevereiro de 2024 uma ampliação da parceria com a ABNT.

É uma conquista histórica e já há muito tempo solicitadas pelos profissionais do Sistema.

Os profissionais registrados no Sistema CONFEA/CREA Mútua terão acesso a visualização ilimitada de todo o acervo da ABNT e da AMN. Esse novo acordo é de extrema importância, pois facilita o trabalho e garante qualidade e segurança das atividades desenvolvidas.

Isso representa um avanço significativo para os profissionais, contribuindo para o aprimoramento profissional e para a padronização de processos. Essa parceria fortalece o compromisso com a excelência e a atualização constante.

🔗 Acesse: https://abntcatalogo.com.br/confea/

Rolar para o topo