Você está aqui: APEAM > Cursos e Eventos > Diretor Regional da APEAM participa de discussão sobre a PNRS em Campo Mourão
Apoio
Patrocínio
Notícias

Diretor Regional da APEAM participa de discussão sobre a PNRS em Campo Mourão

O tratamento dos resíduos sólidos ainda é um dos principais desafios das administrações municipais, apesar de o Brasil dispor de legislação e marcos regulatórios por meio da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Dada a importância do tema, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) realizou na última quarta-feira (18), a convite da Câmara Municipal de Vereadores de Campo Mourão, uma nova edição da Agenda Parlamentar. O evento contou com o apoio de diversas entidades de classe da região – Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Mourão (AREA-CM); Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão (AEA-CM), da Regional de Campo Mourão do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (Senge-PR). Além de representantes destas entidades, o evento também contou com a presença do engenheiro ambiental Alison Moura Cortez, Diretor da Regional Apucarana e membro da Câmara Técnica de Saneamento com ênfase em Resíduos Sólidos do CREA-PR.

Durante o evento foram discutidas e apresentadas propostas relacionadas com a destinação dos mais diversos tipos de resíduos. Na opinião do engenheiro ambiental Alison Moura Cortez, antes de se falar em elaborar o termo técnico para a licitação, é preciso fazer um levantamento das situações e adaptar ao número de habitantes. “Não basta definir uma solução é preciso ver pelas necessidades”, diz.

Ainda de acordo com Cortez, a questão do tratamento e destinação de resíduos sólidos é um problema recorrente em várias cidades do Paraná, especialmente nas de pequeno e médio porte. “Trata-se de uma discussão que ganhou atenção nos últimos anos com a implantação da lei que prevê o fim dos lixões e a implantação de aterros sanitários em todas as cidades brasileiras ainda este ano”, diz, referindo-se a Lei 12.305, de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos que entra em vigor no próximo dia 31 de agosto. “Vamos apresentar algumas sugestões passíveis de serem implantadas para ajudar gestores, empresários e a população a cumprir com as obrigações impostas pela legislação no que se refere ao gerenciamento de resíduos sólidos”, finaliza.

Fontes: Itribuna e CREAPR