Nota Oficial sobre o Concurso do IAT (18/02/2020)

Na manhã desta terça-feira (18/02), a Diretoria Executiva e Gerência Jurídica da APEAM reuniram-se com representantes da SEDEST (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo), para tratar sobre o Edital de Concurso nº 29/2020.

Como é de conhecimento de todos, o referido edital não contempla vagas para Engenharia Ambiental. Conforme explicações dadas pelos técnicos da SEDEST (Amilcar Cabral e Eder Stela), tal fato se justifica pela aprovação da Lei que institui a função de Engenheiro (a) Ambiental no Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE) somente no dia 18 de dezembro de 2019, após o início do processo de contratação da banca organizadora do concurso público. Portanto, quando a banca foi contratada, não existia oficialmente a função de Engenheiro Ambiental no Estado, o que inviabiliza a inclusão da profissão nesta fase.
O concurso foi inicialmente aprovado pela administração pública contemplando 170 novos funcionários para o IAT, e o edital 29/2020 prevê a contratação de 130 profissionais. Essa diferença justifica-se pela previsão de abertura de uma segunda fase do concurso, incluindo outros profissionais, dentre eles Engenheiros (as) Ambientais, que conforme informado na reunião, encontra-se em tramitação interna.
A APEAM enviou ofício à SEDEST e ao IAT e aguarda o posicionamento oficial conforme esclarecimentos prestados na referida reunião. Por fim, a APEAM convidou os responsáveis dos respectivos órgãos a prestar maiores informações e detalhes sobre a segunda fase de contratação durante a Assembleia Extraordinária convocada para o dia 27 de fevereiro, na sede do CREA/PR em Curitiba, com transmissão para demais regionais do Estado.
Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais – APEAM
Gestão 2020-2022
Nota Oficial sobre o Concurso do IAT (18/02/2020)