Você está aqui: APEAM > Notícias > Vice-tesoureiro da APEAM participa da segunda reunião da inspetoria do CREA-PR – Regional Curitiba
Apoio
Patrocínio
Notícias

Vice-tesoureiro da APEAM participa da segunda reunião da inspetoria do CREA-PR – Regional Curitiba

O vice-tesoureiro da APEAM Michael Busko participou no dia 16 de abril de 2015, em Curitiba, da segunda reunião da inspetoria do CREAPR- Regional Curitiba.

A reunião da inspetoria aconteceu no Plenário do Crea-Pr e tem por finalidade discutir o âmbito da fiscalização em todos seus aspectos, não somente a atividade de engenharia em si, mas sim todas as partes envolvidas ao sistema, com a finalidade de expor e discutir assuntos que contribuam para o desenvolvimento do profissional e do conselho como um todo.

Estavam presentes na reunião a gerencia regional do Crea-Pr, entidades de classe representando os engenheiros de segurança, agrônomos, eletricistas e mecânicos,  fiscais do Crea-PR e coordenadores dos cursos de engenharia da capital.

No primeiro momento foi abordado como funciona a estrutura fiscalizatória do conselho. O Plenário é a instância máxima, composto por 103 conselheiros titulares indicados pelas entidades de classe e instituições de ensino ligadas as áreas de engenharias Agronomia e Geociências.

Entre as inúmeras funções do Plenário estão: decidir, em grau de recurso, as questões enviadas pelas sete Câmaras Especializadas e baixar Atos Normativos para fiscalização do exercício profissional.

As Câmaras Especializadas têm a função de julgar as infrações do Código de Ética; elaborar as normas para fiscalização das respectivas especializações profissionais; apreciar e julgar os pedidos de registro dos profissionais e empresas; determinar a capitulação da infração e aplicar as penalidades e multas previstas.

Em seguida foi discutida a importância da presença do conselho nas instituições de ensino de engenharia, realizando um trabalho de base com os futuros profissionais, podendo assim ser estabelecido uma parceria entre conselho e universidades.

“A ideia da parceria é mostrar para os futuros profissionais a importância das ferramentas encontradas no conselho, havendo assim uma mudança de comportamento e visão entre ambas as partes”, destacou o Engenheiro Ambiental e vice-tesoureiro da APEAM Michael Busko.

E por último foi abordado à participação de profissionais do sistema em conselhos municipais e monitoramento de editais e licitações envolvendo empresas e profissionais de engenharia.

Comentário

Nenhum comentário

Comentários fechado.