Você está aqui: APEAM > Notícias > Vice-presidente da APEAM participa de “Seminário Internacional de Portos e Hidrovias
Apoio
Patrocínio
Notícias

Vice-presidente da APEAM participa de “Seminário Internacional de Portos e Hidrovias

O vice-presidente da APEAM e diretor da EnvEx Engenharia e Consultoria, Helder Nocko, participou do “Seminário Internacional de Portos e Hidrovias: um olhar para o uso integrado e sustentável do mar e da rede fluvial”, realizado nos dias 10, 11 e 12 de setembro, no Rio de Janeiro.

No cenário atual de desenvolvimento portuário e hidroviário, o objetivo do seminário foi de trazer para a discussão a visão de especialistas, de renome internacional e atuação destacada no setor, sobre o uso integrado e sustentável do mar e da rede fluvial. A partir dos debates com representantes do governo, a comunidade científica e empresas atuantes, buscou também contribuir para um melhor direcionamento dos esforços de pesquisa nacionais para apoiar o setor.

O evento abordou o uso integrado e sustentável do mar e da rede fluvial, com ênfase em Engenharia integrada à natureza, Dragagens e modelagens matemáticas, Gerenciamento costeiro e pesquisas na área.

Segundo o vice-presidente da APEAM, Helder Nocko, o evento foi de altíssimo nível, com valiosa participação de pesquisadores internacionais que debateram com os participantes brasileiros. “Ficou claro que há muito espaço ainda para o desenvolvimento de projetos na área de transporte marítimo e fluvial, principalmente na interação com o meio ambiente, o que se constitui em um amplo campo de atuação para engenheiros ambientais. O Brasil possui imenso potencial para desenvolvimento desse tipo de infraestrutura e nós podemos colaborar com isso, pois considerar o meio ambiente nos projetos já significa economia de recursos financeiros futuros”, destacou.

Estiveram presentes especialistas internacionais no assunto de países como Bélgica, Holanda, Estados Unidos e Reino Unido, pesquisadores da UFRJ, representantes de órgãos ambientais, da Marinha do Brasil e de outras instituições.

Comentário

Nenhum comentário

Comentários fechado.