Você está aqui: APEAM > Cursos e Eventos > Universidade Positivo organiza Encontro Brasil-Chile de Bacias Hidrográficas
Apoio
Patrocínio
Notícias

Universidade Positivo organiza Encontro Brasil-Chile de Bacias Hidrográficas

A Universidade Positivo participou, de 26 a 28 de março, na Universidade de Concepcíon, no Chile, do Encontro Brasil-Chile de Bacias Hidrográficas. O evento é fruto de uma parceria entre a UP e Universidade de Concepción, cujo termo de cooperação está em fase final de elaboração, e consistiu em um seminário técnico-científico com palestras sobre aspectos da qualidade da água e sua gestão em bacias hidrográficas. Os palestrantes brasileiros deram ênfase à bacia do Rio Iguaçu e os chilenos à bacia do Rio Bio-Bio. O Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental (PGAMB) está organizando o evento que acontecerá  também na UP, de 29 a 31 de julho, e participou como convidada no evento do Chile. Entre as atividades do evento na UP, estão seminários, palestras e visitas técnicas.

De acordo com o coordenador da Pós-Graduação em Gestão Ambiental, professor Maurício Dziedzic​, o evento busca proporcionar uma visão técnica sobre a Gestão da Qualidade da Água no Brasil e no Chile e visa o aprofundamento da discussão dos instrumentos de gestão e conservação dos recursos hídricos nos contextos sociais, econômicos e ambientais, relacionados à gestão de bacias hidrográficas, considerando os aspectos geopolíticos de cada país. “Neste enfoque, o seminários abordam temas como: políticas públicas, mananciais de abastecimento público, aspectos de vulnerabilidade social e riscos à saúde, bem como a gestão da qualidade da água. Para o debate sobre o tema, foram convidados palestrantes provenientes do Brasil e Chile, identificados com a comunidade científica e com o setor produtivo”, conta.

O encontro é uma forma de estreitar os laços entre o PGAMB e o Centro de Ciências Ambientais EULA-Chile, da Universidade de Concepcíon. “Os dias de convivência mais estreita entre os professores permite planejar as próximas etapas dos projetos em colaboração, inclusive com o planejamento de novos eventos em parceria e a elaboração de propostas de projeto para atração de recursos para pesquisa. De maneira mais ampla, o evento contribui para o processo de internacionalização da instituição, abrindo oportunidades de intercâmbio para alunos e professores”, finaliza.

Cartaz-II-Encontro-BR-CL
Fonte: Universidade Positivo