Você está aqui: APEAM > Notícias > Saneamento Ambiental é parte integrante do rol de atividades da Engenharia Ambiental
Apoio
Patrocínio
Notícias

Saneamento Ambiental é parte integrante do rol de atividades da Engenharia Ambiental

A APEAM – Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais vem por meio desta publicação informar sobre as últimas diligências junto a Câmara Especializada de Engenharia Civil do CREA/PR, quanto às atribuições profissionais na área de Saneamento Ambiental.

A gerência técnica da APEAM desenvolveu entre 2015 e 2016 um estudo sobre as Matrizes Curriculares dos Cursos de Engenharia Ambiental cadastrados junto ao CREA/PR, visando a análise de suas ementas e cargas horárias para atendimento às normas legais e ao fornecimento das competências profissionais em saneamento.

Concluiu-se que, em média, 15% da carga horária total dos cursos se refere a disciplinas profissionalizantes ligadas ao saneamento (resíduos sólidos, abastecimento, esgotamento sanitário e drenagem). Levando-se em conta apenas a carga horária dos núcleos de conteúdos profissionalizantes e específicos essa importância chega a 25%.

Os resultados foram apresentados à Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP) e à Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) evidenciando que o Saneamento Ambiental, notoriamente, é parte integrante do rol de atividades da Engenharia Ambiental.

Sendo assim, a qualquer momento os engenheiros ambientais podem solicitar a extensão de suas atribuições profissionais para registro em sua respectiva Ficha Cadastral por meio de abertura de um protocolo junto ao CREA/PR. A princípio a equivalência será em relação às quatro primeiras atividades do Art. 1º da Resolução n.º 310/1986.

A APEAM ressalta que os profissionais associados poderão solicitar o modelo para o protocolo através do e-mail da associação apeampr@gmail.com.

Também é muito importante que os profissionais e estudantes cobrem de suas universidades o cadastro dos cursos junto ao CREA/PR para que não haja problemas futuramente.

Se você ainda não se associou à APEAM e tem interesse em receber suporte técnico para solicitação das atribuições basta acessar: www.apeam.com.br/associe-se

 

 

Comentário

Nenhum comentário

Comentários fechado.