Você está aqui: APEAM > Notícias > APEAM participa da cerimônia de renovação do terço de conselheiros
Apoio
Patrocínio
Notícias

APEAM participa da cerimônia de renovação do terço de conselheiros

O presidente e o vice-presidente da Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (APEAM) Renato Muzzolon Junior e Helder Nocko tomaram posse como Conselheiro Titular e Conselheiro Suplente na cerimônia de renovação do terço dos conselheiros que compõem o Plenário e as Câmaras Especializadas do Conselho, que aconteceu na última terça-feira (13) em Curitiba no Espaço Torres.

“Esperamos com este pleito estimular as outras associações estaduais no Brasil, para aumentarmos nossa representatividade junto ao sistema CONFEA/CREA e desta forma colaborar com as discussões de assuntos de interesse da categoria”, destacou o presidente da APEAM.

DSC03644

Durante o evento, foram empossados 99 novos conselheiros titulares e 90 suplentes, indicados pelas 85 entidades de classe e 117 instituições de ensino ligadas às áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, representados no evento pela engenheira civil Célia Neto Pereira da Rosa, da Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu (AEFI).

“Vivemos um momento histórico para Engenharia Ambiental do Paraná. Pela primeira vez temos um conselheiro titular e um suplente, representantes da APEAM, eleitos pelos seus associados. A partir de agora participaremos das reuniões da Câmara Especializada de Engenharia Civil – CEEC, dentro da qual a engenharia ambiental está incluída. Avaliaremos e faremos pareceres de processos e protocolos do CREA/PR, incluindo os dos engenheiros ambientais, incluindo registro de cursos, registro de novos engenheiros, problemas com ART, além de outros assuntos pertinentes”, ressaltou o vice-presidente da APEAM.

O plenário é a instância máxima do Conselho. Composto por 99 conselheiros titulares e 93 suplentes, indicados pelas Entidades de Classe e Instituições de Ensino ligadas às áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências.

Entre as inúmeras funções do Plenário estão: decidir, em grau de recurso, as questões enviadas pelas seis Câmaras Especializadas e baixar Atos Normativos para fiscalização do exercício profissional.

Já as Câmaras Especializadas têm, entre outras funções, julgar as infrações do Código de Ética; elaborar as normas para fiscalização das respectivas especializações profissionais; apreciar e julgar os pedidos de registro dos profissionais e empresas; determinar a capitulação da infração e aplicar as penalidades e multas previstas.