Você está aqui: APEAM > Notícias > O vice-presidente da APEAM e Conselheiro Suplente no CREA-PR, esteve presente na 92ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEMA-PR)
Apoio
Patrocínio
Notícias

O vice-presidente da APEAM e Conselheiro Suplente no CREA-PR, esteve presente na 92ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEMA-PR)

No dia 29/04/2015, o vice-presidente da APEAM e Conselheiro Suplente no CREA/PR, Helder Nocko, esteve presente na 92ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEMA/PR).

Nessa primeira reunião do Mandato 2015-2016, Nocko foi empossado como Conselheiro Titular do CEMA/PR indicado pelo CREA/PR, tendo como seu suplente o Engenheiro Agrônomo Carlos Roberto Bittencourt.

Nessa reunião, o Pres. do CEMA, o Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Ricardo Soavinski, deu posse aos Conselheiros presentes. Além disso, afirmou que tratará o CEMA como efetivo órgão deliberativo para as maiores questão envolvendo o meio ambiente no estado do Paraná.

Tanto o secretário Soavinski como o Secretário de Planejamento Silvio Barros, também presente na reunião, confirmaram que a abertura de concurso público para a SEMA e todas os órgãos a ela ligados são uma prioridade para o governo estadual, apesar de alegarem que o momento é critico do ponto de vista econômico.

Também nessa reunião foram definidos os participantes em cada câmara técnica que compõe o conselho. O Conselheiro Helder Nocko solicitou participação na câmara técnica de Controle e Qualidade Ambiental, a qual tem competência para discutir os seguintes assuntos:

a) qualidade das águas, do ar e do solo;
b) tratamento de esgotos sanitários e de coleta e disposição de lixo;
c) normas e padrões para resíduos de produção e pós-consumo;
d) métodos e processos industriais;
e) passivos ambientais;
f) saneamento básico e saúde pública;
g) normas e critérios para o licenciamento ambiental de atividades potencial ou efetivamente poluidoras.

Também foram apresentados os 15 municípios paranaenses já autorizados pela SEMA a realizarem o licenciamento ambiental em âmbito municipal. Os mesmos, segundo informado, cumprem os critérios estabelecidos pela Resolução CEMA nº 088 – 27 de Agosto de 2013.

A presença da APEAM, representando o CREA/PR no CEMA é uma grande vitória para a categoria de Eng. Ambientais do estado do Paraná, pois passam a ter um canal direto para levar os anseios da categoria e da população como um todo e para transmitir informações sobre o caminhar da política ambiental no Estado.

 

O secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Soavinski, toma posse como presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente.Foto: Divulgação SEMA

Comentário

Nenhum comentário

Comentários fechado.