Você está aqui: APEAM > História da APEAM
Apoio
Patrocínio
História da APEAM

História da APEAM

 

Histórico da APEAM

No Estado do Paraná, a Engenharia Ambiental deu seus primeiros passos em 1998 quando alguns professores da Universidade Federal do Paraná decidiram criar o curso. Em 1999, dentro da PUCPR, também surgiu uma proposta de criação da graduação em Engenharia Ambiental. Assim, em 2000, dentro da UFPR, “nasce” a Engenharia Ambiental no Paraná, e em 2001 na PUC/PR. Em 2003, na UFPR, se formaram os primeiros 8 Engenheiros Ambientais do Paraná.

No começo, a profissão era desconhecida e, vários profissionais recém-formados enfrentaram dificuldades no mercado de trabalho e junto ao CREA/PR -que na época pouco conhecia sobre o curso e as habilidades desses profissionais. Com essa motivação, os engenheiros ambientais formados na PUCPR e na UFPR começaram a organizar a Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais – APEAM.

Assim, em 06 de agosto de 2007 foi realizada a assembleia de fundação da APEAM no antigo plenarinho do CREA/PR com a participação de engenheiros ambientais e estudantes. O primeiro presidente eleito foi o Eng. Ambiental João Gomes, formado na Universidade Federal do Tocantins, onde se criou a Eng. Ambiental no Brasil. Em 2011, assumiu uma nova diretoria encabeçada pelo Eng. Ambiental Renato Muzzolon Junior, que se reelegeu para mais 3 anos de mandato iniciados em 2014.

Em 2014, após muito esforço, a APEAM conquista uma vaga de conselheiro no CREA/PR. E assim, passa a representar a categoria, opinando e divulgando a profissão de engenheiro ambiental dentro do nosso Conselho Regional. Em dezembro de 2015, o presidente Renato se licencia, levando o vice-presidente, Eng. Ambiental Helder Rafael Nocko, a assumir a presidência da APEAM.

Se em 2000 eram apenas 2 cursos de Engenharia Ambiental no Paraná, hoje são 19 de Engenharia Ambiental e 11 de Engenharia Ambiental e Sanitária, de acordo com informações do MEC. Além disso, já são mais de 1.300 profissionais registrados no CREA/PR e quase 20.000 profissionais registrados no Sistema CONFEA/CREA.

A APEAM conta hoje com mais de 300 associados devidamente registrados, e perante o CREA/PR, mais de 600 profissionais indicaram a APEAM como sua entidade de classe.

 

  • Missão

Promover, divulgar e defender o profissional de Engenharia Ambiental em todas as esferas da sociedade paranaense, consolidando sua posição de destaque no mercado de trabalho.

  • Visão

A APEAM visa defender os Engenheiros Ambientais no Paraná, permitindo aos associados uma maior exposição à sociedade; também visa ser referência nacional perante às demais associações regionais.

  • Valores
  • Entusiasmo na busca pela valorização dos Engenheiros Ambientais; Ambiental;
  • Respeito e ética nas atividades desenvolvidas.
  • Negócio

A Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais – APEAM é uma entidade associativa sem fins lucrativos que tem como principal objetivo o desenvolvimento da profissão de Engenheiro Ambiental no Estado do Paraná e no Brasil.

 

Comentário

Nenhum comentário

Comentários fechado.