Você está aqui: APEAM > Cursos e Eventos > APEAM apoia realização de Fórum de Sustentabilidade & Governança
Apoio
Patrocínio
Notícias

APEAM apoia realização de Fórum de Sustentabilidade & Governança

Ausência de governança corporativa aplicada à sustentabilidade gera perda de competitividade e Market Share nas grandes empresas

Fórum Sustentabilidade & Governança em Curitiba discutirá o tema com a presença de executivos de diversos setores da economia e palestrantes renomados

O setor produtivo nacional está diante de um panorama claro: atualmente, quando vivemos uma era de acesso à informação de proporções gigantescas, as organizações que não incluem em seus negócios ações efetivas voltadas a inovações e sustentabilidade, estão ficando para trás nos quesitos competitividade e Market Share.

Do ponto de vista do consumidor, cada vez mais atento a empresas ambientalmente responsáveis e socialmente justas, as que não apresentam soluções transparentes a respeito de suas iniciativas relacionadas ao aquecimento global e redução das emissões de carbono, por exemplo, correm um sério risco não só pela escassez de recursos, mas principalmente pela queda de faturamento dos negócios.

Apesar de inquietante, tal premissa parece não ter atingido boa parte do empresariado que ainda apresenta certa resistência à ideia de “triple bottom line” – ou tripé da sustentabilidade, também conhecida como os “Três Ps” (people, planet and profit), em português, “PPL” (pessoas, planeta e lucro). De acordo com um levantamento realizado pela consultoria DOM Strategy Partners, em 223 companhias de grande porte, 61% dos executivos de diversos segmentos de atuação ouvidos afirmaram que não enxergam oportunidades de gerar valor por meio de alternativas sustentáveis – e que o pouco que fazem é impulsionado apenas pela pressão da sociedade. Em 79% das corporações, o conceito de sustentabilidade não é globalmente trabalhado, ficando restrito a um setor ou liderança específica. Ou seja, na prática ser sustentável está mais para marketing do que cultura nas grandes empresas.

Nesse contexto, a governança corporativa é vista como uma ferramenta imprescindível e determinante à aplicação eficaz da sustentabilidade em toda a cadeia produtiva. Isso significa trabalhar os preceitos que abrangem questões ambientais e sociais em duas frentes: tanto estrategicamente como em âmbito operacional.

Ao vislumbrar o cenário ideal, as companhias que apresentam conselhos com representações externas, sejam de especialistas convidados ou stakeholders, que atuam na resolução de problemas e buscam soluções para minimizar os impactos das atividades gerados pelas empresas, estão um passo à frente. Entretanto, o que se vê hoje ainda são medidas internas fechadas que apresentam baixos níveis de dinamismo e inovação.

Fórum de Sustentabilidade e Governança 2015

Visando abordar temas relacionados à sustentabilidade e governança em diferentes setores, desde 2012, a STCP Engenharia de Projetos e Milano Consultoria e Planejamento promovem o Fórum de Sustentabilidade & Governança – O novo paradigma do desenvolvimento.

Assim como em outras edições, quatro painéis estruturam o evento, que acontece nos dias 18 e 19 de agosto, em Curitiba (PR). Tendências em sustentabilidade e governança, sustentabilidade no agronegócio brasileiro, governança para sustentabilidade e capital natural serão as linhas abordadas pelos palestrantes. Ao final, um debate síntese do evento, mediado por Miguel Milano, da Milano, contará com a participação de jornalistas especializados e do vice-presidente da STCP, Joésio D. P. Siqueira.

Após a abertura oficial a ser realizada pelo presidente da STCP, Ivan Tomaselli, o público presente contará com a contribuição intelectual de Stuart Hart, da Universidade de Cornell. Com um currículo impecável, o profissional mantém nível de destaque no cenário econômico internacional e é um dos expoentes dos movimentos de empreendedorismo social, sendo um dos fundadores da teoria da Base da Pirâmide. Não por acaso, ocupa as cadeiras Steven Grossman em Negócios Sustentáveis na Universidade de Negócios de Vermont e a emérita Samuel C. Johnson em Empresas Globais Sustentáveis. Além disso, é Professor Emérito em Gestão na Escola de Gestão Johnson da Universidade de Cornell, onde fundou o Centro para Empresas de Sustentabilidade Global. Hart também é membro do conselho da Novelis (patrocínio bronze do fórum), líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, e autor do livro “Capitalismo na Encruzilhada”.

Para mais informações sobre os palestrantes e acesso ao programa do Fórum de Sustentabilidade & Governança 2015, acesse o site www.sustentabilidadegovernanca.com.br. No link também é possível realizar a inscrição e obter detalhes sobre a localização do evento.

Confira a programação completa: Programa FSG 2015

 

Flyer

 

Sócios da APEAM com anuidade em dia tem 15% de desconto na inscrição para o evento.

 

Serviço:

Fórum de Sustentabilidade & Governança – O novo paradigma do desenvolvimento

Quando: 18 e 19 de agosto de 2015

Onde: Hotel Four Points by Sheraton – Curitiba (PR)

Horário: 8h às 18h

Mais informações:http://www.sustentabilidadegovernanca.com.br/

Inscrições no link:http://www.sustentabilidadegovernanca.com.br/inscricoes

 

Informações para a imprensa:

Patricia Pavloski Perez – DRT 9275/PR

redação@contenido.com.br | (41) 9981-9716

Comentário

Nenhum comentário

Comentários fechado.