Você está aqui: APEAM > Mercado de Trabalho > Mercado de Trabalho: Engenheira ambiental e mestre em Gestão Urbana Daniele Costacurta Gasparin
Apoio
Patrocínio
Notícias

Mercado de Trabalho: Engenheira ambiental e mestre em Gestão Urbana Daniele Costacurta Gasparin

A Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais – APEAM vem buscando valorizar, fortalecer e integrar a classe dos profissionais de Engenharia Ambiental do Paraná. Pretendendo mostrar os desafios e oportunidades da nossa área, entrevistamos a engenheira ambiental e mestre em Gestão Urbana Daniele Costacurta Gasparin.

Gasparin, atual diretora de Programas e Projetos Ambientais da Prefeitura de Colombo, diz que a ausência de informações sobre as competências do Engenheiro Ambiental ocasiona perda de espaço no mercado de trabalho. “Perdemos muito espaço no mercado do trabalho, concorrendo com outras profissões mais antigas”, ressaltou.

Além de desenvolver programas e projetos na área de meio ambiente, Gasparin analisa aspectos ambientais na implantação de empreendimentos industriais e imobiliários no município; apoia na elaboração de políticas públicas na área de meio ambiente e de Pareceres técnicos; oferece suporte técnico nas ações do Ministério Público e participa dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e Turismo; da Câmara Técnica da APA do Iraí; e do Conselho Técnico do Consórcio Intermunicipal para a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos da RMC. 

Abaixo segue a entrevista realizada com a engenheira ambiental:

APEAM – Quais foram as maiores dificuldades encontradas no mercado de trabalho?

Daniela – Acredito que a principal carência está na ausência de informações sobre as competências do Engenheiro Ambiental, com isso perdemos muito espaço no mercado do trabalho concorrendo com outras profissões mais antigas.

APEAM – A Engenharia Ambiental é relativamente nova no mercado de trabalho brasileiro e também, dentre as demais engenharias, a que mais tem potencial de crescimento. O que você acha que esta faltando para que este fato seja concretizado?

Daniela – Mais informação e divulgação sobre a nossa profissão, valorizando o nicho de mercado que podemos atuar, deixando muito claro quais são nossas atribuições e no que podemos contribuir enquanto profissionais da engenharia.

APEAM – Qual a importância da APEAM para o fortalecimento da categoria?

Daniela – No fortalecimento e valorização da categoria, na luta pelos nossos direitos de profissionais.

APEAM – Para finalizar, qual recado você gostaria de deixar aos futuros Engenheiros Ambientais?

Daniela – Entendo a Engenharia Ambiental como uma nova engenharia, que promete trazer muitas soluções para o equilíbrio ambiental x social x econômico, portanto nosso compromisso com a vida é ainda mais sério, somos profissionais de Meio Ambiente!