Você está aqui: APEAM > Notícias > Créditos de Logística Reversa – Uma inovação Sócio-Ambiental para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos
Apoio
Patrocínio
Notícias

Créditos de Logística Reversa – Uma inovação Sócio-Ambiental para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos

Na última terça-feira (18 de abril de 2017) – BVRio publicou um relatório sobre Créditos de Logística Reversa – uma solução inovadora para a gestão de resíduos sólidos urbanos e que facilita a inclusão produtiva de catadores independentes de materiais recicláveis.

O relatório descreve um mecanismo de mercado desenvolvido para incentivar a coleta, triagem e reciclagem de resíduos sólidos; revela os resultados prometedores de uma experiência piloto no Brasil conduzida com duas empresas líderes de bens de consumo, e oferece propostas para a expansão deste mecanismo globalmente.

Em seu Anexo 1: Créditos de Destinação Adequada de Pneus – Fabricantes e importadores de pneus operando no Brasil devem assegurar que todos os pneus vendidos no país têm destinação ambientalmente adequada ao final de sua vida útil.

Já no Anexo 2: O Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos – é uma coalizão de mais de 30 organizações de prestígio da sociedade civil e meio acadêmico, criada pelo Instituto BVRio e ABRAMPA,  com o objetivo comum de melhorar a troca de conhecimentos, transparência e envolvimento da sociedade civil na implementação da PNRS, servindo como um órgão de fiscalização das políticas brasileiras de resíduos sólidos. A APEAM – Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais está entre os membros do Observatório.

O modelo de Créditos de Logística Reversa foi idealizado pela BVRio com o objetivo de facilitar o cumprimento da lei pelas empresas nacionais e multinacionais.

Para maiores informações acesse o link.

 

Comentário

Nenhum comentário

Comentários fechado.