Você está aqui: APEAM > Cursos e Eventos > CREA-PR promove Seminário de Eficiência Energética em novembro
Apoio
Patrocínio
Notícias

CREA-PR promove Seminário de Eficiência Energética em novembro

O CREA-PR promove nos dias 5 e 6 de novembro o Seminário de Eficiência Energética – Desafios na Busca da Sustentabilidade, na Universidade Positivo. A solenidade de abertura acontecerá às 19h do dia 5, seguida de programação no dia 6, coordenada pelo Grupo de Trabalho (GT) em Eficiência Energética, criado dentro do CREA-PR há dois anos.

O GT em Eficiência Energética foi constituído para elaborar e fazer três entregas, entre elas a fiscalização multiprofissional capacitada para o tema, alinhando uma característica diferenciada em uma fiscalização mais orientada e preventiva, evitando adotar uma linha com caráter punitivo a todos os profissionais e empresas que trabalham com Eficiência Energética.

A partir disso, o CREA-PR percebeu uma excelente oportunidade de aproximação com os profissionais, principalmente engenheiros atuantes com consultoria em eficiência energética e profissionais pertencentes às médias e grandes empresas, além dos profissionais das grandes redes e instituições de ensino. “O Seminário de Eficiência Energética foi planejado como uma maneira de dialogar e informar aos profissionais, empresas e universidades que o CREA-PR passará a observar e atuar neste tema. O Conselho está atento às inovações e tendências no setor de energia e quer chamar a atenção para as oportunidades que acontecerão nos próximos anos, além de contribuir com as metas de otimização energética no Brasil”, explica o engenheiro eletricista Sérgio Luiz Cequinel Filho, organizador do Seminário.

Com a adesão do CREA-PR aos princípios do Pacto Global, em 2009, as ações em prol do desenvolvimento sustentável passaram a ser uma das bandeiras defendidas pela atual gestão. “Os desafios no caminho da sustentabilidade são constantes e o tema Eficiência Energética é uma das inúmeras vertentes que a engenharia pode correlacionar à sustentabilidade”, fala o presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger. “A busca pela presença e pela efetiva participação de profissionais no planejamento, execução e manutenção de obras e serviços é um dos comprometimentos deste Conselho. E, especificamente para Eficiência Energética, o CREA-PR apresenta-se como Conselho Regional pioneiro na Fiscalização dessas atividades”, finaliza Krüger.

Programação

Na programação do evento (6.11), os paineis Regulatório e Normativas, mediado pelo engenheiro eletricista Sérgio Luiz Cequinel Filho (da Companhia Paranaense de Energia – COPEL), com participação de representantes da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), ABNT NBR ISO 50001:2011 e Eletrobrás (Procel); Setor de Energia, mediado por Aldino Beal com representantes da Copel, Itaipu Binacional, Petrobras/REPAR e Plano Estadual de Energia Elétrica 2030; Empresas (Indústria e Comércio), mediado pelo ouvidor do CREA-PR, engenheiro eletricista Rolf Meyer com profissionais da FIEP-PR, ACP-PR, APINE e Sistema Ocepar e Financiamento e Projetos, mediado pelo diretor tesoureiro do CREA-PR, engenheiro civil André Gonçalves, com participação do BRDE, Caixa Econômica, LACTEC e JETRO.

SERVIÇO:

DATA: 05 E 06 DE NOVEMBRO

LOCAL: TEATRO POSITIVO – PEQUENO AUDITÓRIO – BLOCO PÓS GRADUAÇÃO

PROGRAMAÇÃO:

DATA: 05/11

LOCAL: TEATRO POSITIVO – PEQUENO AUDITÓRIO – BLOCO PÓS GRADUAÇÃO

17h00 – Credenciamento
18h30 – Abertura e Lançamento do Caderno Técnico de Eficiência Energética
19h30 – Palestra Magna
21h00 – Encerramento

DATA: 06/11

LOCAL: UNIVERSIDADE POSITIVO – AUDITÓRIO BLOCO AZUL

07h30 – Credenciamento
08h20 – 10h00 – Painel 1: Regulatório e Normativas – Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL); Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); Eletrobrás
10h00 – 10h30 – Coffee Break
10h30 – 12h10 – Painel 2: Setor de Energia – Copel; Itaipu Binacional; Petrobras/REPAR; Plano Estadual de Energia Elétrica 2030
12h10 – 14h00 – Intervalo para almoço
14h00 – 15h40 – Painel 3: Empresas (Indústria e Comércio) – Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP); Associação Comercial do Paraná (ACP); Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (APINE); Sindicato das Organização das Cooperativas do Paraná (Sistema Ocepar)
15h40 – 16h10 – Coffee Break
16h10 – 18h00 – Painel 4: Financiamento e Projetos – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); Caixa Econômica Federal; Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC); Japan External Trade Organization (JETRO)
18h00 – Encerramento

INSCRIÇÕES AQUI

 

Fonte: CREA-PR