Você está aqui: APEAM > Notícias > Começa oficialmente o 10º Encontro Estadual do CREAjr-PR
Apoio
Patrocínio
Notícias

Começa oficialmente o 10º Encontro Estadual do CREAjr-PR

Ao abrir as atividades do 10º Encontro Estadual do CREAjr-PR, nesta quinta-feira (13), que acontece na sede do IEP, em Curitiba, o superintendente do CREA-PR, engenheiro agrônomo Celso Roberto Ritter, recordou o dia em que três acadêmicos de engenharia iniciaram, em 2004, as negociações para a criação de um canal de diálogo e de integração entre as instituições de ensino e o sistema profissional. “Depois de quase dez anos, o CREAjr-PR, que conta hoje com 11 mil estudantes inscritos, se consolida na defesa dos profissionais e da engenharia no estado”, afirmou Ritter.
Na abertura do encontro, que termina nesta sexta-feira (14), o engenheiro mecânico Sérgio Yassuo Yamawaki, coordenador da Câmara de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do CREA-PR, falou para os mais de cem membros dirigentes do CREAjr-PR sobre inovação e criatividade, garantindo que tentar algo novo e criativo é um processo evolutivo que pode ser desenvolvido. “Num mundo cada vez mais competitivo, com rápidas transformações tecnológicas e de gestão do mercado de trabalho, ser inovador e criativo é fundamental. Precisamos nos reinventar a cada instante em busca de boas ideias e soluções”, defendeu.
Além do superintendente do CREA-PR, a mesa de abertura das atividades do evento contou com a presença do presidente do IEP, engenheiro civil Cassio Ribas Macedo; José Ribamar Brasil dos Reis, dirigente do CIEE-PR; engenheiro eletricista Luciano Carstens, coordenador do curso de engenharia elétrica da Universidade Positivo; Saulo Pereira, presidente do CREAjr Nacional e do CREArj-AM; e José Carlos Bezerra Filho, presidente do CREAjr-PR.
Abertura
Na solenidade de abertura do encontro, o presidente do CREAjr-PR, José Carlos Bezerra Filho, deu as boas-vindas aos dirigentes, destacando que devem aproveitar a oportunidade de crescimento pessoal e profissional proporcionada pela participação no CREAjr-PR. Saulo Pereira, do CREAjr-PR, fez uma abordagem das ações dos conselhos jovens no Brasil, ressaltando que uma das atividades prioritárias é a regulamentação dos CREAjr no Sistema Confesa/CREA. Disse ainda que os acadêmicos conquistam cada vez mais espaço, e que CREAjr do Paraná é modelo e fonte de inspiração para os demais.
Representando as entidades de ensino superior com cursos em engenharia, o professor Luciano Carstens informou que a demanda nacional por engenheiros varia de 60 a 80 mil profissionais. “No entanto, 42 mil estudantes concluem os cursos e apenas metade deles passam a atuar na área de formação. E um dos papéis dos CREAjr é lutar para reduzir esse déficit, garantindo o futuro da engenharia no país. Além disso, os dirigentes devem disseminar por meio de suas atividades cada vez mais bons e melhores engenheiros “.
O presidente do CIEE-PR, José Ribamar Brasil dos Reis, destacou a importância do estágio na formação do engenheiro, lembrando que o objetivo do estágio é capacitar a comunidade estudantil para atuar no mercado de trabalho. O presidente do IEP, Cassio Ribas Macedo, compartilha da mesma opinião, ressaltando que o estágio é a melhor maneira de saber o que fazer, o caminho a seguir e faz parte da do ciclo da vida do engenheiro.
Ainda na abertura, o termo de posse dos dirigentes foi lido e assinado pela estudante de engenharia química da UTFPr, campus de Apucarana, Luana Dumas.
Palestras
Na programação de hoje, foram realizadas as palestras sobre a “Participação Profissional e Organização do Sistema CONFEA-CREA”, pelo engenheiro ambiental Renato Muzzolon Jr, coordenador do Colégio de Entidades Regional (CDER); “Construção colaborativa”, pelo facilitador da regional Londrina do CREA-PR, Israel de Morais; “Mercado de Trabalho nas Engenharias”, pelo engenheiro civil Valter Fanini, assessor de políticas públicas do CREA-PR; “Projetos, comece a planejar agora!”, pela engenheira de produção Viviane H. Berdusco (facilitadora da regional Maringá do CREA-PR) e uma apresentação dos resultados e da pauta mínima do Programa CREAjr, efetuada pela gestora do Programa, a geógrafa Cacilda Redivo.
No segundo dia de evento será realizado um curso de oratória, ministrado por Daniel Garcia, do CIEE.

1464781_463571243771694_214363422_n

1927020_463571263771692_2078922622_n

Por Ana Maria Ferrarini (Regional Curitiba)