Você está aqui: APEAM > Notícias > APEAM participa da comemoração dos 20 anos do curso de Engenharia Ambiental da UFT
Apoio
Patrocínio
Notícias

APEAM participa da comemoração dos 20 anos do curso de Engenharia Ambiental da UFT

O presidente da Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais e Diretor de Atribuições Profissionais da Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais – ANEAM, Renato Muzzolon Junior, o Vice-presidente da ANEAM, Itamar Xavier, e o  1º Vice-presidente do CREA – TO, Eng. Civil José Gustavo Rios Fayad, participaram de uma mesa redonda sobre “Mercado de trabalho e atribuições do Engenheiro ambiental”, durante a celebração dos 20 anos de criação do curso de Engenharia Ambiental.

O evento teve como objetivo despertar questionamentos, propor soluções para os principais problemas ambientais e identificar potencialidades na região norte e no Brasil para aplicações de novas tecnologias sustentáveis, debater as principais áreas de atuação do Engenheiro Ambiental e áreas afins e estudar o desenvolvimento do curso ao longo de história, assim como as exigências de mercado de trabalho.

Segundo Xavier o evento foi um grande marco para a Engenharia Ambiental, mas infelizmente não alcançou a notoriedade nacional. “De qualquer forma valeu a pena, o envolvimento dos alunos foi notório e a disposição das mesas redondas (Atuação do engenheiro ambiental no setor público’; ‘Atuação do engenheiro ambiental no setor privado’; ‘Atuação do engenheiro ambiental na academia’ e ‘Mercado de trabalho e atribuições do Engenheiro ambiental’) foram todas muito bem representadas por uma equipe de profissionais da engenharia Ambiental”, afirmou.

Durante a mesa redonda, Muzzolon apresentou as principais oportunidades de trabalho para o engenheiro ambiental. “O engenheiro ambiental deseja somente exercer respeitosamente sua profissão em conjunto com as demais categorias” destacou.

Além do presidente da APEAM e vice-presidente da ANEAM, participaram da mesa redonda Antônio Rodrigues da Silva Neto (AMBTO), Cassius Gariglio (Diretor de Valorização Profissional da ANEAM e Conselheiro do CREA) e João Alberto Aragão (SEAGETO). O Diretor de Educação da ANEAM, Tiago Santos, participou da Mesa redonda “Atuação do engenheiro ambiental na academia”.

Breve Histórico do Curso

O curso de Engenharia Ambiental nasceu após a conferência ECO 92, onde o Governo do Estado de Tocantins teve a honra de abrir em sua Universidade Estadual, a UNITINS, o primeiro curso de Engenharia Ambiental do Brasil, de onde saíram os primeiros profissionais que, na ocasião, não tinham atribuições previstas pelo Conselho de Engenharia para nortear o desenvolvimento dos novos desafios, da nova profissão para atuar com as transformações desenvolvimentistas utilizadoras de recursos naturais. Somente no ano de 2000, fora editada a resolução relacionando atribuições profissionais ao Engenheiro Ambiental.

Comemoração 20 anos de Engenharia Ambiental no Brasil