Você está aqui: APEAM > Notícias > ANEAM articula parceria com a ABES Nacional
Apoio
Patrocínio
Notícias

ANEAM articula parceria com a ABES Nacional

Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais – ANEAM foi convidada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES para apoiar a realização do 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que acontecerá entre os dias 15 e 19 de setembro de 2013 no Centro de Convenções de Goiânia (GO). O evento terá como tema central “Saneamento, Ambiente e Sociedade: Entre a gestão, a política e a tecnologia”.

Em reunião realizada no dia 22 de abril de 2013 na sede da ABES, localizada no Rio de Janeiro, com o presidente da ABES Nacional Dr. Dante Ragazzi e parte de sua diretoria, o presidente da ANEAM, Eng. Marcus Vinícius e o diretor de Valorização Profissional da ANEAM e presidente da APEAM Eng. Renato Muzzolon Jr., neste ato também representando o CREA-PR, discutiram o Fórum Ambiental Paralelo que será realizado no congresso e o Fórum de Coordenadores de Cursos de Engenharia ambiental, organizado pela ANEAM.

Segundo o diretor de Educação da ANEAM, Eng. Tiago Santos, a participação da ANEAM no evento é importante para o fortalecimento dos cursos de Engenharia Ambiental do Brasil. “Vamos aproveitar esta oportunidade para promover reuniões anuais do Fórum de Coordenadores, pois estas reuniões ocorrem somente a cada dois anos nos Simpósios de Engenharia Ambiental”, afirmou.

A ANEAM contribuirá também com articulações para viabilização da participação do “Programa Cidades Sustentáveis” no congresso, em fase de parceria com a ANEAM, coordenado pelo Instituto Ethos, Rede Nossa São Paulo e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis.

Além disso, a ANEAM quer levar o debate de “Desastres Ambientais” para o evento, visto a necessidade eminente do país por soluções para as catástrofes naturais, e para isto utilizará a plataforma do Grupo de Trabalho criado para este fim na ANEAM, além de convidar o Secretário de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional e a Ministra do Meio Ambiente.

A ANEAM fez o convite, e a ABES aceitou ser parceira no VIII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitária – SBEA, que será realizado junto com o I Congresso de Engenharia Ambiental e Sanitária e com o Fórum de Coordenadores no 2º semestre de 2014, organizado pela ANEAM.

Para o diretor de valorização da ANEAM Eng. Renato Muzzolon Jr., é oportuna a parceria com a entidade mais antiga e atuante no setor de saneamento ambiental no Brasil, a ABES. “Considerando que a ANEAM se integrou com antiga Associação Brasileira de Engenharia Ambiental – ASBEA será ótima a parceria com a ABES Nacional, pois poderemos unir forças para o fortalecimento da categoria da Engenharia Ambiental e do setor de saneamento no país”, ressaltou.

Já para o presidente da ANEAM, Marcus Vinícius, é importante os professores assumirem a cadeira da academia dentro dos CREAs. “Considerando que o Sistema Confea/CREA possui mais de um milhão de profissionais dos 307 títulos abrangidos, 200 mil empresas, 1.592 conselheiros regionais, 36 conselheiros federais, 600 entidades estaduais, 210 instituições de ensino, 2.000 inspetores, 525 inspetorias, 25 entidades nacionais, 27 conselhos regionais, 9 coordenadorias nacionais de câmaras especializadas, 168 câmaras especializadas, e  27 Mútua – caixas de assistência, a categoria da Engenharia Ambiental e Sanitária ainda é pequena dentro do Sistema, e o trabalho em rede e parceria é o melhor caminho, para vencer os desafios do Sistema CONFEA/CREA”, destacou.

Para o diretor da ABES Eng. Cleverson Vitorio, a ANEAM tem demonstrado organização, articulação política, valorização e defesa da categoria da Engenharia Ambiental no país. “A ABES reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor e tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas. Acredito que as nossas atividades são complementares”, disse.

No encontro foram discutidos outros temas como a primeira reunião de Coordenadores dos Programas de Pós-graduação na Área Ambiental, a Revista Científica Ambiental da ABES e o Congresso Brasileiro de Meio Ambiente.

Participaram também da reunião:

  • Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP
  • Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR
  • Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
  • Universidade de São Paulo – USP
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
  • Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

O 27º CBESA – Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental terá em sua programação painéis, mesas redondas, apresentação de trabalhos técnicos, Campeonato de Operadores, Olimpíada Jovens Profissionais do Saneamento, visitas técnicas, e a X FITABES, a maior feira de exposições do segmento.

Na ocasião da viagem, a ANEAM se reuniu com o Eng. Gabriel de Almeida para discutir a criação de uma associação dos engenheiros ambientais no Estado do Rio de Janeiro.

abes 23

Fonte: APEAM/ ANEAM