Você está aqui: APEAM > Mercado de Trabalho > “A maior riqueza que o Engenheiro Ambiental possui é o seu nome, por isso trabalhar com ética e seriedade é imprescindível”
Apoio
Patrocínio
Notícias

“A maior riqueza que o Engenheiro Ambiental possui é o seu nome, por isso trabalhar com ética e seriedade é imprescindível”

Fernanda de Oliveira Starepravo Ferrari, engenheira ambiental e mestre em Engenharia e Ciências dos Materiais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na Copel Geração e Transmissão S.A. como coordenadora geral do Projeto Básico Ambiental (PBA) da Usina Hidrelétrica Colíder, empreendimento que está sendo implantado na região norte do Mato Grosso. “Como coordenadora, realizo a gestão do processo de licenciamento ambiental do empreendimento, e a minha principal função é acompanhar a implantação dos programas nos meios físico, biótico e socioeconômico, assegurando o fluxo eficiente de informações para o cumprimento do cronograma físico e financeiro do Projeto”, disse.

 

APEAM – Quais foram as maiores dificuldades encontradas no mercado de trabalho?

Fernanda – Acredito que as maiores dificuldades estão relacionadas à variedade de profissionais de diversas áreas atuando na área ambiental, apesar de possuir uma formação específica, o Engenheiro Ambiental ainda não possui atribuições singulares. 

APEAM – A Engenharia Ambiental é relativamente nova no mercado de trabalho brasileiro e também, dentre as demais engenharias, a que mais tem potencial de crescimento. O que você acha que esta faltando para que este fato seja concretizado?

Fernanda – É uma questão de tempo, hoje a questão ambiental não é vista como a área da empresa que só traz despesas, sem nenhum retorno. Instrumentos, como a ISO 14001:2004, fornecem as empresas diversos controles e medidas de economia que favorecem os processos existentes, sem contar com a publicidade ambiental, onde empresas utilizam as práticas ambientais para se destacar no mercado. Em grandes empresas as questões ambientais já estão sendo colocadas na pauta de reuniões estratégicas, hoje, a alta direção possui conhecimento sobre a importância da área ambiental e que o licenciamento ambiental, sem a devida atenção, poderá se tornar o caminho crítico para a implantação de seus projetos.     

APEAM – Qual a importância da APEAM para o fortalecimento da categoria?

Fernanda – A APEAM desempenha um papel preponderante para o fortalecimento da categoria, realizando as ações de divulgação da profissão e ajudando a moldar a identidade do Engenheiro Ambiental.

APEAM – Para finalizar, qual recado você gostaria de deixar aos futuros Engenheiros Ambientais?

Fernanda – A maior riqueza que o Engenheiro Ambiental possui é o seu nome, por isso trabalhar com ética e seriedade é imprescindível, sendo o grande desafio encontrar o equilíbrio entre os interesses do homem e do meio ambiente.